Devido às condições climáticas que impossibilitam escavações e terraplanagens, as equipes estão concentradas na construção das novas calçadas e estacionamentos na principal via que conecta Taguatinga e Ceilândia.
Realizar obras de infraestrutura a céu aberto durante a temporada de chuvas apresenta desafios significativos. Atividades como escavações e terraplanagens são fortemente afetadas pelas precipitações pluviais. No entanto, com um planejamento cuidadoso e uma gestão eficiente, é possível manter o progresso em outras áreas de trabalho. Este é o caso da Hélio Prates, a principal via que conecta Ceilândia e Taguatinga, que está passando por uma renovação substancial com um investimento de R$ 70 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).
Com aproximadamente 4,5 km de extensão, a avenida está passando por uma extensa reforma, que inclui a reconstrução de calçadas, a organização de estacionamentos, a construção de ciclovia, a implementação de uma rede de drenagem e a pavimentação de uma faixa exclusiva para ônibus, entre outras melhorias. O objetivo é resolver os problemas estruturais da região, que anteriormente enfrentava escassez de vagas de estacionamento, calçadas sem acessibilidade e falta de segurança para pedestres e ciclistas.
A primeira fase das obras foi concluída em abril de 2023, com um investimento de mais de R$ 20,2 milhões, abrangendo o trecho que vai da via M1, onde está localizada a caixa d’água de Ceilândia, até a N3, próxima à Fundação Bradesco. Atualmente, os trabalhos estão focados no trecho entre a QNG/QI 1 e a Estrada Parque Contorno, já próximo à interseção com o Pistão Norte, com um investimento de R$ 49,5 milhões destinados à segunda fase da reforma.
Apesar do desafio apresentado pelo período chuvoso, as equipes responsáveis estão gerenciando a obra de forma a garantir que os trabalhos não sejam interrompidos. Como escavações e concretagens não são possíveis durante este período, o foco está na construção de calçadas e estacionamentos. Atualmente, quatro frentes de trabalho estão ativas, com mais de 50 pessoas trabalhando nelas.
Das calçadas previstas para a segunda fase da obra, que totalizam 5.074 m², 3.047 m² já foram concluídos. Além disso, 2.028 m² de estacionamento, de um total de 6.432 m², já foram executados, utilizando blocos intertravados. A ciclovia também já foi finalizada, com 1.938 m² de pista exclusiva para bicicletas construídos durante esta etapa.
As obras na Hélio Prates geram expectativas positivas entre os comerciantes locais, que esperam que os novos estacionamentos proporcionem maior conforto aos clientes e melhorias na mobilidade. Uma vez que as chuvas diminuam, a construção da rede de escoamento será retomada. Até o momento, 2.702 metros lineares de galeria foram executados, de um total de 5.132 metros planejados. A água captada pela rede de drenagem será direcionada para duas bacias de retenção dentro do Parque Ecológico do Cortado, cada uma com capacidade para aproximadamente 80 mil m³ de água.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal