Os resíduos vegetais coletados pelas equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) são convertidos em insumos para a fabricação de compostos orgânicos, que são doados às produções familiares. O projeto já beneficiou mais de 120 propriedades.
Em uma abordagem inovadora no combate à dengue, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está reutilizando resíduos vegetais coletados, incorporando-os à produção de compostos orgânicos. Esses compostos são posteriormente utilizados pela própria empresa para o plantio de árvores ou doados a pequenos produtores rurais no Distrito Federal.
A iniciativa da Novacap não apenas contribui para a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, mas também lida de maneira sustentável com materiais como folhas, galhos, restos de podas e plantas em decomposição, que, se não gerenciados corretamente, poderiam favorecer a criação de ambientes propícios para a reprodução do vetor da doença.
Após a coleta, os resíduos vegetais são encaminhados para a unidade conhecida como Viveiro II, onde são processados e incorporados a compostos orgânicos destinados a embelezar canteiros ornamentais e áreas verdes da capital. Essa prática não apenas beneficia as paisagens urbanas, mas também tem um impacto positivo em pequenas produções rurais e familiares em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).
O composto orgânico proveniente desse processo tem se mostrado valioso para os produtores rurais, proporcionando melhorias nas práticas agrícolas, como a cobertura de campeiros, redução de gastos com irrigação, controle de ervas daninhas e melhoria na produção. Em 2023, mais de 3,7 mil toneladas de composto orgânico foram doadas, beneficiando 122 produtores rurais, quatro associações de produção familiar, uma escola rural e um viveiro.
Adelaide Guedes, uma produtora familiar, destaca a importância desse apoio, afirmando que a doação de composto orgânico pela Novacap tem impulsionado sua produção de hortaliças. Essa produção, cultivada em sua chácara no Assentamento 15 de Agosto, em São Sebastião, abastece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), beneficiando estudantes da rede pública de ensino do DF.
A iniciativa é um exemplo de como o reaproveitamento de resíduos pode não apenas contribuir para o combate a doenças como a dengue, mas também promover práticas agrícolas sustentáveis e apoiar comunidades rurais, fortalecendo a segurança alimentar e a produção local. Produtores interessados em participar do programa de distribuição de composto orgânico podem buscar informações adicionais junto à Novacap.
Tribuna Livre, com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)