13/11/2025

O Exército deve imputar a responsabilidade a pelo menos 20 militares no caso de furto de armas.

20 militares estão sob suspeita

O Chefe do Estado-Maior do Sudeste afirmou que os militares envolvidos no furto de armas serão em breve submetidos à prisão preventiva.

Ao menos 20 militares serão responsabilizados na esfera administrativa pelo furto de 21 metralhadoras do Arsenal de Guerra do Exército em Barueri, na Grande São Paulo. O Comando Militar do Sudeste provavelmente solicitará à Justiça Militar, nos próximos dias, a prisão dos suspeitos.

O general Maurício Vieira Gama, Chefe do Estado-Maior do Sudeste, declarou neste domingo (22/10) que “brevemente, militares serão submetidos à prisão cautelar com autorização da Justiça. Isso deve ocorrer em breve com os indícios que nós temos.” De acordo com ele, oficiais, sargentos, cabos e soldados estão na lista de suspeitos de terem cometido transgressões na esfera administrativa para facilitar o furto das armas.

O general acrescentou: “Nós tínhamos em torno de 20 militares, mas à medida que isso está sendo revisto e apurado, outros militares podem entrar nessa relação de apuração na esfera disciplinar.” A penalidade para tais transgressões pode resultar em até 30 dias de prisão disciplinar.

Até o momento, 17 das 21 metralhadoras foram recuperadas pelas polícias de São Paulo e do Rio, sendo nove em São Roque, interior de São Paulo, e oito em Gardênia Azul, uma comunidade na zona oeste do Rio de Janeiro. No entanto, quatro metralhadoras de calibre .50 ainda estão desaparecidas, sendo capazes de derrubar aeronaves.

O general declarou: “É um episódio inaceitável da nossa parte e temos total interesse em esclarecer os fatos no mais curto prazo possível.”

Até o sábado (21/10), 160 militares estavam aquartelados no Arsenal de Guerra em Barueri para colaborarem com as investigações. Parte da tropa foi liberada, restando agora 45 militares que permanecem no quartel.

O general explicou que esses militares não necessariamente cometeram crimes, mas negligenciaram na esfera administrativa, contribuindo para o crime. A apuração de crimes está sendo conduzida pelo inquérito policial militar.

O furto das armas ocorreu entre os dias 5 e 8 de setembro e foi descoberto em 10 de outubro durante uma inspeção no quartel. As metralhadoras, incluindo 13 de calibre .50 e oito de calibre 7,62, capazes de perfurar veículos blindados, teriam sido destinadas para venda ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Comando Vermelho (CV), segundo informações da Inteligência. No entanto, ambas as facções teriam rejeitado as armas devido à falta de peças e ao estado de conservação.

Tribuna Livre, com informações da PCSP

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.