12/12/2025

O governo de Lula continua alocando recursos controversos para o pagamento de cachês a artistas e bandas.

Mesmo após polêmicas e alvo de investigação, governo mantém pagamento de cachês de artistas com emendas parlamentares - (crédito: Divulgação/Ministério do Turismo)

Por meio de uma cartilha direcionada aos parlamentares, o Ministério do Turismo busca angariar recursos para esse tipo de despesa.

O emprego de emendas parlamentares para custear cachês de artistas e bandas em shows nas localidades que representam eleitoralmente tem gerado controvérsias e investigações. Críticos argumentam que esses recursos, provenientes do governo federal, responsável por liberar verbas de emendas, poderiam ser direcionados para ações mais urgentes e necessárias, como investimentos em saúde e educação nos municípios.

Sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a destinação de verbas para esse propósito continua mantida. O Ministério do Turismo solicitou aos deputados e senadores que aloquem emendas para apoiar cachês de artistas e bandas, sob a categoria de “promoção de eventos para divulgação do turismo interno”.

A pasta busca obter recursos de emendas individuais e de bancadas para subsidiar esses cachês, estabelecendo que o investimento máximo por artista ou banda seja de R$ 300 mil. O Ministério do Turismo assegura que os cachês serão destinados exclusivamente a artistas ou bandas “consagrados”, cadastrados e aprovados pelo Turismo com Música, órgão do Ministério do Turismo.

Além dos cachês, os gastos também abrangem a divulgação do evento em diferentes meios de comunicação e garantem a infraestrutura, incluindo palco, gerador e banheiros químicos. A pasta orienta que as emendas sejam destinadas a cidades “categorizadas” no Mapa do Turismo Brasileiro, visando eventos gratuitos que realmente impulsionem o fluxo turístico no município.

O uso de emendas parlamentares para custear cachês de artistas já foi motivo de suspeitas, com casos anteriores, como o do deputado André Janones, sendo investigados pelo Ministério Público. Contudo, o Ministério do Turismo defende que essas ações promovem o setor de turismo, destacando sua importância na geração de empregos no país.

Tribuna Livre, com informações do o Ministério do Turismo

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.