As Unidades 7 do Gama, e 2 e 5 de Taguatinga estarão operacionais sete dias por semana, das 7h às 19h, para realizar triagem, diagnóstico e acolhimento de pessoas apresentando sintomas.
Três unidades básicas de saúde (UBSs) terão seus horários estendidos para atender indivíduos com sintomas de dengue. Essas unidades são a UBS 7 do Gama e as UBSs 2 e 5 de Taguatinga, que passarão a funcionar todos os dias, das 7h às 19h. O anúncio da ampliação do horário de atendimento foi feito na manhã deste sábado (27) durante o 3º Dia D de Combate à Dengue, integrado à 18ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, no Recanto das Emas.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 176 unidades básicas de saúde dedicadas ao atendimento de casos de dengue. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância da resposta rápida diante do aumento nos casos, destacando a ampliação do acesso em mais três unidades básicas de saúde. Ela orientou que pessoas com febre alta, dores no corpo, articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, cefaleias e manchas vermelhas busquem a UBS mais próxima para realizar o teste rápido, hidratação venosa e acompanhamento médico.
O governo do Distrito Federal, de acordo com a demanda das Regiões Administrativas, periodicamente estende o horário de atendimento das unidades básicas de saúde. Atualmente, 52 UBSs funcionam aos sábados, e outras cinco têm abertura todos os dias.
Além das unidades básicas, há nove tendas instaladas em diferentes localidades e carretas da dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol e no Recanto das Emas, oferecendo alternativas de atendimento.
Unidades básicas com atendimento ampliado: Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h
• UBS 7 do Gama (Setor Central)
• UBS 2 de Taguatinga (Praça do Bicalho)
• UBS 5 de Taguatinga (Setor D Sul – Avenida Samdu Sul)
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília