Segundo informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Metereologia, a estação situada na Ponte Alta, no Gama, marcou a temperatura mais alta neste sábado, 23 de setembro, atingindo os 35,7ºC.
O Distrito Federal registrou um novo recorde anual de temperatura máxima, com todas as cinco estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcando as mais altas temperaturas deste ano. A estação localizada em Ponte Alta, no Gama, alcançou o ponto máximo, registrando 35,7°C. Anteriormente, o recorde era de 35°C, registrado na última quarta-feira, 20 de setembro. As outras estações também registraram temperaturas elevadas: Águas Emendadas, em Planaltina, atingiu 35,4°C; Paranoá chegou a 34,5°C; Brazlândia registrou 33,7°C como máxima; enquanto a estação do Sudoeste teve a temperatura mais “amena” com 33,6°C.
De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, essa onda de calor no DF não está relacionada apenas às altas temperaturas, mas também à baixa umidade relativa do ar, que atingiu seu menor índice no sábado, com apenas 17% no Gama.
A situação levou o Distrito Federal a ficar em alerta vermelho devido à onda de calor, com a possibilidade de a temperatura ficar até 5ºC acima da média por mais de 5 dias. Esse alerta foi estendido até as 18h da próxima terça-feira, 26 de setembro.
O Inmet alerta para o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para enfrentar essa situação, o instituto oferece algumas dicas aos moradores da capital: beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre, evitar exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Tribuna Livre Brasil / Com informações do Instituto Nacional de Metereologia