25/11/2025

O Papa Francisco propõe a possibilidade de abençoar casais do mesmo sexo.

A declaração foi dada enquanto Francisco respondia a cinco cardeais conservadores. - (crédito: Antonio Cotrim/Pool/AFP)

O Papa enfatizou que essa possibilidade deve ser aplicada com restrições, examinando cada situação individualmente, e não deve ser equiparada ao casamento.

O Papa Francisco sugeriu que pode existir uma maneira de os padres concederem bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que essas bênçãos sejam restritas e avaliadas caso a caso. Ele enfatizou que essas bênçãos não devem ser confundidas com o casamento entre casais heterossexuais. Essa declaração foi feita em resposta a cinco cardeais conservadores que desafiaram suas opiniões sobre a homossexualidade antes de uma reunião com membros da comunidade LGBTQIAPN+ católica.

Na segunda-feira (2/10), o Vaticano divulgou uma carta escrita por Francisco em resposta às perguntas dos cardeais. Uma das perguntas tratava especificamente do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que se tornou comum em países como a Alemanha, com padres abençoando casais gays comprometidos em um relacionamento.

Francisco explicou que quando as pessoas pedem uma bênção, estão expressando um pedido de ajuda a Deus, uma oração para viverem melhor, demonstrando confiança em Deus como um pai que pode ajudá-las a viver de forma mais plena. No entanto, ele reiterou que a Igreja só reconhece o casamento como uma união entre um homem e uma mulher. Ele também enfatizou que o clero deve exercer “prudência pastoral” ao discernir se há formas de bênçãos que não transmitam uma concepção errônea de casamento, quando solicitadas por uma ou mais pessoas.

O Papa afirmou que a Igreja deve evitar qualquer ritual que vá contra esse ensinamento e destacou a importância da “caridade pastoral” em todas as decisões e atitudes, não sendo apenas juízes que negam, rejeitam e excluem.

Ele reconheceu que, às vezes, os pedidos de bênção são uma maneira que as pessoas encontram para se aproximar de Deus e viverem vidas melhores, mesmo que algumas ações sejam “objetivamente moralmente inaceitáveis”.

Para Francis DeBernardo, diretor executivo do New Ways Ministry, um ministério de defesa e justiça para católicos lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, essa carta representa um avanço significativo para a inclusão dos católicos LGBTQIAPN+ na Igreja e é um passo importante para combater sua marginalização.

Tribuna Livre, com informações.

Deixe um comentário

Leia também
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios

A inteligência artificial (IA) emergiu como um poderoso motor macroeconômico, com potencial para influenciar o crescimento, a produtividade e os mercados financeiros. Essa avaliação é compartilhada por diversas instituições financeiras, incluindo BCA Research, Barclays, Bank of America e JP Morgan, embora ressaltem a existência de riscos consideráveis. A contribuição da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.