12/12/2025

O plano de bilionário americano para fazer viagens de submarino a destroços do Titanic

Connor também pagou para voar até a Estação Espacial Internacional em 2022 - (crédito: Getty)

O anúncio foi feito quase um ano após a  trágica morte de cinco pessoas na implosão de um submarino a caminho do famoso naufrágio.

Um bilionário do setor imobiliário de luxo dos EUA e um explorador de águas profundas estão planejando embarcar em um submersível para explorar os destroços do Titanic.

O anúncio foi feito quase um ano após a trágica morte de cinco pessoas na implosão de um submarino a caminho do famoso naufrágio.

O magnata aventureiro Larry Connor, de Ohio, nos EUA, e Patrick Lahey, cofundador da Triton Submarines, pretendem chegar a 3.800 metros de profundidade, onde está localizado o naufrágio do Titanic, no Oceano Atlântico Norte.

Ainda não há um cronograma planejado para a expedição.

Mas um porta-voz da companhia de Connor disse na terça-feira (28/5) que ela só aconteceria quando o submersível que eles pretendem usar fosse totalmente certificado por uma organização marítima.

A dupla planeja usar um submersível chamado Triton 4000/2 Abyssal Explorer — “4000” se refere à profundidade em metros à qual a embarcação é capaz de chegar com segurança.

O submarino Titan que implodiu no ano passado, construído pela empresa OceanGate, era feito de fibra de carbono e havia sido certificado apenas para 1.300 metros, muito aquém da profundidade em que estão localizados os restos do Titanic.

No acidente, ocorrido em junho de 2023, o CEO da OceanGate, Stockton Rush, de 61 anos, morreu a bordo do submersível, junto aos outros quatro passageiros: o empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood, de 48 anos, e seu filho Suleman, de 19; o empresário britânico Hamish Harding, de 58; e o francês Paul-Henry Nargeolet, de 77, ex-comandante da Marinha Francesa, altamente respeitado no campo da pesquisa subaquática.

Rush era conhecido por desafiar os limites quando se tratava de segurança — e havia ignorado vários alertas de consultores sobre possíveis problemas com o Titan. As investigações das autoridades dos EUA e do Canadá estão em andamento.

“Quero mostrar às pessoas no mundo todo que, embora o oceano seja extremamente poderoso, pode ser maravilhoso e prazeroso, e realmente transformador, se você fizer isso do jeito certo”, afirmou Connor ao Wall Street Journal, que noticiou em primeira mão os planos da expedição a bordo do Triton.

Após a tragédia do Titan, a indústria privada de submersíveis sofreu um duro golpe.

A OceanGate suspendeu as operações, e outras empresas registraram cancelamentos e quedas nas vendas.

A dupla espera que uma expedição bem-sucedida reacenda o interesse pelas viagens em submersíveis.

“Esta tragédia teve um efeito dissuasor no interesse das pessoas por estes veículos.”

Lahey é confundador da Triton Submarines, empresa aberta em 2008. Já Connor é chefe do The Connor Group, uma empresa de investimentos imobiliários com sede perto de Dayton, em Ohio.

Em 2021, os dois se aventuraram juntos em um submersível até a Depressão Challenger e a Depressão Sirena, na Fossa das Marianas.

Com 10.924 metros de profundidade, a Fossa das Marianas é o ponto mais profundo dos oceanos da Terra.

A Triton Submarines foi contatada para comentar.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.