A agenda gratuita tem início neste sábado (3) com o Suvaco da Asa, a partir das 10h, no Eixo Ibero-Americano, oferecendo acessibilidade e diversão para todas as idades. Confira a programação completa da festividade em toda a capital.
A contagem regressiva para o início oficial do Carnaval de Brasília está quase chegando ao fim. A celebração carnavalesca terá início neste sábado (3) e promete animar intensamente os dias de festa para aqueles que escolherem aproveitar o feriadão no Distrito Federal. Como é tradição, o Suvaco da Asa será o primeiro bloco a agitar o fim de semana, uma tradição que perdura desde 2006.
Este ano marca o 16º desfile do Suvaco da Asa na capital federal, prometendo uma explosão de cor, brilho e alegria. A diversão começará às 10h no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte) com o Suvaquinho da Asa, dedicado às crianças. Às 14h, os pequenos darão lugar aos suvaqueiros e suvaqueiras para aproveitar a programação do bloco, que inclui muita música, cultura e diversão. A entrada é gratuita.
Um destaque especial para este ano é o foco na acessibilidade. Com estruturas aprimoradas, os organizadores do Suvaco da Asa têm a expectativa de aumentar a participação de pessoas com deficiência (PcDs) durante o desfile. O presidente do bloco, Pablo Feitosa, destaca a preocupação com a acessibilidade, incluindo uma visão direta para as apresentações e atendimento em Libras nos bares e shows.
Durante as festividades do Suvaco da Asa, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), estará responsável pela segurança, garantindo que a celebração ocorra sem incidentes graves. Além disso, 30 ambulantes foram credenciados para oferecer comidas e bebidas no Setor de Divulgação Cultural.
Pablo expressa otimismo em relação ao Carnaval, afirmando que as expectativas são as melhores possíveis, destacando a presença crescente das pessoas que optam por curtir os blocos e apoiar os artistas locais em vez de viajar.
Para quem busca outras opções no sábado, os brasilienses podem aproveitar o bloco do Galo Cego, às 13h, no Setor Bancário Sul (em frente ao Outro Calaf), e o Beco Elétrico, na Galeria dos Estados, a partir das 17h. As atividades também serão descentralizadas, com o Núcleo Bandeirante recebendo o bloco Trem das Cores na Praça Padre Roque, a partir das 12h.
Em 2024, o GDF investe aproximadamente R$ 6,3 milhões no Carnaval, recursos gerenciados pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos do Futuro para atender às necessidades dos 56 blocos contemplados pelo chamamento público. Confira a programação completa dos próximos dias clicando aqui.
Tribuna Livre, com informações da Agência brasilia