Nesta terça-feira, será realizado um serviço jurídico completo e gratuito na Praça São José.
A Defensoria Pública de Goiás (DPEGO) está promovendo uma nova edição do programa “Defensoria na Rua” em Goiânia. Este evento oferece assistência jurídica completa e gratuita à população em situação de rua na Praça São José, próxima à Avenida Independência, nesta terça-feira (31).
Segundo informações da DPE, a ação está programada para ocorrer das 18h30 às 20h e é organizada pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da Defensoria.
Essa iniciativa é fruto de parcerias com o projeto Absorver, o Consultório na Rua e o projeto social Sempre Dá Pra Fazer Alguma Coisa, todos dedicados à promoção dos direitos humanos e assistência social.
O “Defensoria na Rua” conta com a participação de defensores públicos e colaboradores da instituição. Seu objetivo é assegurar os direitos das pessoas em situação de rua, promover a inclusão social e prevenir e combater qualquer forma de violência ou tratamento degradante contra essa população.
O aumento significativo da população em situação de rua é um destaque. A Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estima que, neste ano, existam cerca de 2,5 mil pessoas vivendo nessas condições em Goiânia. Esse número representa um aumento de 108% em comparação com os 1,2 mil registrados em 2019, antes da pandemia de Covid-19, conforme o Censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A situação se reflete em todo o estado de Goiás, estimando-se cerca de 4 mil pessoas em situação de rua. A nível nacional, o relatório “População em Situação de Rua”, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), mostra um aumento de 50% no número de pessoas nessa condição, passando de 158,06 mil em 2021 para 236,40 mil em 2022.
Tribuna Livre, com informações da DPEGO








