A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) simplifica a resposta a ocorrências policiais em áreas rurais, reforçando a segurança dos residentes na região.
Desde que Jailda e Luís Paiva, um casal de produtores, se cadastraram no programa Guardião Rural da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a sensação de segurança na propriedade em que vivem há 22 anos na área rural da Ponte Alta Sul, no Gama, aumentou significativamente. Eles fazem parte das mil propriedades rurais cadastradas em 18 regiões administrativas que recebem monitoramento diário pelo Batalhão de Policiamento Rural (BPRural).
Luís compartilha: “Eu me sinto muito seguro. Os agentes nos oferecem a assistência de que precisamos e frequentemente patrulham a área. Já passamos por situações de violência no passado, mas agora minha sensação de segurança aumentou. Posso até dormir do lado de fora de casa, na rede.” Jailda acrescenta: “A placa que colocamos na entrada da propriedade, informando sobre o monitoramento da PMDF, faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de entrar.”
No outro lado da região, na Ponte Alta Norte, Sebastião Almeida, um caseiro que trabalha há 12 anos em uma fazenda, compartilha a mesma sensação de segurança. Ele ressalta a parceria que mantém com os membros do BPRural: “É uma facilidade para nós, produtores rurais. Temos contato direto por telefone e em grupos de WhatsApp. Isso nos dá mais segurança e confiança, e o atendimento é ágil. Sempre que suspeitamos de alguma situação, compartilhamos no grupo. Estamos muito satisfeitos com essa parceria.”
O Batalhão Rural da Polícia Militar existe desde 2013, e em 2020, foram criadas as companhias Leste, Oeste e Sul, descentralizando o policiamento e ampliando o atendimento de ocorrências no campo. A área de atuação do BPRural abrange mais de 90% das divisas do Distrito Federal e cerca de 343 km de fronteira entre Goiás e Minas Gerais, com três companhias localizadas no Gama, Planaltina e Brazlândia.
As placas instaladas nas entradas das propriedades identificam a participação no programa de monitoramento rural, servindo como medida preventiva, informando a presença da PMDF na região e facilitando a localização pelas equipes de atendimento de emergência. Todas as placas possuem um QR Code, permitindo que os policiais acessem informações sobre a fazenda.
O relacionamento entre policiais e moradores é fundamental para o sucesso do programa, com visitas de prevenção e cadastro, além de orientações sobre medidas de segurança, como cercamento e iluminação adequada. As propriedades precisam ser produtivas, ter destinação rural, possuir, no mínimo, dois hectares e documentação válida para fazer parte do programa.
Através do programa, os militares cadastram informações sobre moradores, bens, animais, veículos, maquinários e trabalhadores das áreas monitoradas. Os moradores da zona rural passam a fazer parte de um grupo de WhatsApp da região onde moram, com a presença de um policial do batalhão, funcionando 24 horas por dia para qualquer situação de alerta.
Para obter mais informações ou entrar em contato com o Batalhão de Policiamento Rural da PMDF, os números de telefone específicos das companhias são os seguintes:
• Companhia de Policiamento Rural Leste: (61) 99503-4781 (WhatsApp) e 3190-7100
• Companhia de Policiamento Rural Oeste: (61) 99173-6965 (WhatsApp) e 99131-7294
• Companhia de Policiamento Rural Sul: (61) 99985-6080 (WhatsApp)
Tribuna Livre, com informações do BRPMDF