O Programa Mulheres nas Cidades está programado para abranger doze regiões administrativas.
Em colaboração com a Associação Amigos do Futuro, a Secretaria da Mulher (SMDF) está coordenando o programa Mulheres nas Cidades, com o propósito de fomentar o empoderamento feminino através do acesso a uma variedade de serviços essenciais em 12 regiões administrativas.
“Este projeto abraça integralmente suas necessidades”, destaca Giselle Ferreira, secretária da Mulher.
As ações itinerantes, programadas para o período de 16 deste mês a 21 de junho, visam atender gratuitamente mulheres entre 15 e 60 anos, oferecendo estrutura física e profissional em sete eixos: promoção da saúde da mulher, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, justiça, educação, economia criativa e qualidade de vida.
Diante da vulnerabilidade social, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca que o projeto é uma resposta ao aumento nos índices de feminicídios em 2023, enfatizando a necessidade de estar mais próxima das mulheres. A escolha das regiões administrativas considera os altos índices de vulnerabilidade social e violência doméstica.
O planejamento das ações inclui consultas médicas, prevenção de doenças, planejamento familiar e orientação psicológica. Além disso, serão oferecidos serviços como emissão de documentos, informações sobre seguro desemprego, palestras educativas sobre meio ambiente e orientação socioassistencial.
O projeto também proporciona qualificação para o mercado de trabalho, palestras de empoderamento feminino, educação financeira, empreendedorismo e economia criativa sustentável. As participantes terão acesso a assistência jurídica para questões como tutela, divórcio e separação judicial.
Atividades relacionadas à qualidade de vida e bem-estar, como sessões de ginástica e dança, jogos e orientações sobre a importância da prática de esportes, serão abordadas. A iniciativa abrangerá Planaltina, Arapoanga, Sobradinho II, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Guará, Cidade Estrutural, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria.
Mulheres interessadas em participar podem se inscrever pela internet, no site da Secretaria da Mulher, ou presencialmente nas administrações regionais das cidades onde as atividades serão desenvolvidas. As datas de inscrição por região estão listadas abaixo:
→ Planaltina: de 15 a 19 deste mês → Santa Maria: do dia 22 deste mês a 2/2 → Cidade Estrutural: 5 a 16/2 → Paranoá: 19/2 a 1°/3 → Itapoã: 26/2 a 8/3 → Ceilândia: 4 a 15/3 → Samambaia: 25/3 a 5/4 → Guará: 8 a 19/4 → Arapoanga: 22/4 a 3/5 → Sobradinho II: 6 a 17/5 → Brazlândia: 20 a 31/5 → São Sebastião: 10 a 21/6.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria da Mulher