Área de descarte irregular é recuperada e será entregue na terça-feira (19)
Na terça-feira, dia 19, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizará a entrega de mais uma área restaurada pelo projeto De Cara Nova. Este projeto tem como propósito eliminar os principais pontos de descarte irregular no Distrito Federal, abrangendo até o momento 10 cidades: Paranoá, Santa Maria, Gama, Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas, Itapoã, Brazlândia, Riacho Fundo II e Varjão.
O Projeto De Cara Nova foca na remoção de resíduos, recuperação do espaço com o plantio de mudas e instalação de placas informativas sobre as penalidades e os locais adequados para o descarte. Em Planaltina, o SLU disponibiliza um papa-entulho para a população, situado na Área Especial 02, lote 11/12 do Setor de Áreas Especiais Norte.
Sílvio Vieira, presidente do SLU, destaca que a ação visa chamar a atenção dos moradores para a importância da educação ambiental e para a redução do número de resíduos e entulhos na região.
Além do Projeto De Cara Nova, o SLU promove a campanha Descarte Consciente, que busca conscientizar a população do Distrito Federal sobre a correta disposição de resíduos. O projeto Descarte Legal, dentro dessa campanha, contribui para conscientizar sobre o descarte legal de resíduos, visando minimizar os problemas causados pelos pequenos lixões.
Sílvio enfatiza que o descarte irregular de resíduos é um desafio em todas as regiões do DF. Para combater essa prática, o SLU realiza campanhas de comunicação e mobilização, além de disponibilizar 23 papa-entulhos. Os trabalhos de remoção dos pequenos lixões são contínuos, sendo que mais de 400 pontos viciados já foram mapeados. Além dos impactos na saúde e qualidade de vida dos moradores, o descarte irregular também gera custos para os cofres públicos, com o SLU gastando mais de R$ 18 milhões por mês na coleta que deveria estar em lixeiras e caçambas, mas que acaba nas ruas e terrenos baldios.
A entrega da área restaurada pelo Projeto De Cara Nova ocorrerá na Via 02 Mansões Arapoanga Q 2A, em Planaltina-DF, às 10h.
Tribuna Livre, com informações do SLU