A parceria com o GDF envolve um investimento de R$ 3 milhões e oferece acesso gratuito à profissionalização no mercado de jogos, além de disponibilizar equipamentos de ponta para a população.
O crescimento exponencial da área de games no Brasil tem atraído cada vez mais jovens para o setor. Pensando em facilitar o acesso à especialização nesse mercado para toda a população, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o projeto Gamifica DF. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e a ONG Líderes do Brasil, visa impulsionar o setor de jogos eletrônicos do DF, oferecendo 15 cursos certificados divididos em três modalidades: Marketing aplicado a jogos eletrônicos, Desenvolvimento de jogos eletrônicos e Designer de jogos eletrônicos. Cada categoria terá cinco opções de workshops.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Reisman, destacou que o projeto oferecerá diversas oportunidades para os participantes, como trabalhar em estúdios, empresas locais, espaços corporativos que necessitam de gamificação, abrir uma startup e empreender no mercado de games. As inscrições estão abertas para pessoas de 14 a 60 anos com ensino fundamental completo, podendo optar pela habilitação (formação completa na modalidade) ou pela certificação (conclusão de cursos específicos).
Com carga horária de 40 horas por curso, totalizando 200 horas/aula na conclusão da modalidade, as aulas serão ministradas presencialmente em cinco regiões administrativas do DF. A diretora do Centro de Ensino Fundamental (CEF) da 102 Norte, Viviane Lima, ressaltou que o projeto oferece uma oportunidade única para alunos de escolas públicas e pode quebrar preconceitos sobre a utilidade dos videogames no futuro dos jovens.
Além disso, o Gamifica DF também oferecerá cursos para capacitação empresarial, permitindo que as empresas capacitem seus colaboradores e recebam mentorias em desenvolvimento de negócios aplicados a jogos eletrônicos. Os cursos para empresas serão realizados totalmente online, com inscrições disponíveis no site do projeto. Com a inauguração da primeira unidade na Asa Norte, as aulas começarão em breve, seguidas pela abertura de unidades nas regiões do Sol Nascente, Águas Claras, Recanto das Emas e Varjão.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)










