07/12/2025

O secretário de Flávio Dino reconheceu que foi equivocado receber a esposa do líder do Comando Vermelho.

Luciane Barbosa Farias esteve no Congresso Nacional em março deste ano14/03/2023 - Reprodução/Instagram/luhfariasoficial

Elias Vaz pediu desculpas e assumiu total responsabilidade pela visita da “Dama do Tráfico Amazonense”.

O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, reconheceu que cometeu um erro ao agendar uma reunião com a esposa de um líder do Comando Vermelho no Amazonas, conhecida como “Dama do Tráfico Amazonense”. Luciane Barbosa Farias é casada com Clemilson dos Santos Farias, apelidado de “Tio Patinhas”, que foi preso em dezembro de 2022. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (14), Vaz assumiu integralmente a responsabilidade pelo encontro e pediu desculpas pelo incidente.

“Quero lamentar esse episódio, dizer que, primeiro, se houve algum erro, esse erro foi da minha parte, por não ter feito uma verificação mais profunda das pessoas que eu ia receber”, afirmou o secretário. Ele também destacou que a responsabilidade é totalmente sua, pois tem autonomia para decidir sobre os encontros, sem a necessidade de consultar o ministro.

Após a controvérsia, o Ministério da Justiça anunciou a publicação de uma portaria com novas regras para a entrada de visitantes no Palácio da Justiça, sede da pasta. Essas regras incluem detalhes sobre acessos, autorizações expressas de salas e uma análise prévia do nome da pessoa que deseja entrar.

Elias Vaz expressou a intenção de adotar procedimentos mais rigorosos na marcação de visitas e reuniões, reconhecendo a necessidade de um sistema mais adequado para evitar situações semelhantes no futuro. Ele ressaltou que a reunião tratou de assuntos não relacionados ao crime organizado, sendo comprovável pelas pessoas presentes nas reuniões.

A reunião realizada por Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico amazonense”, aconteceu no Ministério da Justiça em duas ocasiões neste ano. Ela e seu marido foram condenados em segunda instância por crimes como lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Enquanto Tio Patinhas cumpre pena de 31 anos no presídio de Tefé (AM), Luciane recorre em liberdade. As reuniões ocorreram com os secretários de Políticas Penais, Rafael Velasco, e de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, além da coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Tamires Sampaio. O ministro Flávio Dino negou ter recebido líder de facção criminosa ou parentes em audiências no Ministério da Justiça.

Tribuna Livre, com informações da Ascom/MJ

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.