Os novos ônibus, movidos a biodiesel e equipados com motores que reduzem em 80% a emissão de gases poluentes, serão integrados à frota do BRT e atenderão linhas de Santa Maria, Paranoá e Itapoã.
O Distrito Federal recebeu mais 36 ônibus novos, parte dos 195 adquiridos pela Viação Pioneira para integrar a frota da Área 2 do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC-DF). Com isso, a empresa conta agora com 95 veículos novos, somando-se aos 59 que chegaram em setembro do ano passado.
Dos novos ônibus, 20 são do tipo Padron BRT, sendo 12 destinados a ampliar a oferta nas linhas de Santa Maria e oito para renovação da frota de articulados. Os outros 16 são do tipo Super Padron, que substituirão articulados e atenderão as linhas do Paranoá e Itapoã.
Antes de entrar em operação, os veículos passarão por vistorias, emplacamento, documentação, instalação de validadores nas catracas e registro no sistema da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF). Os ônibus Padron BRT deverão iniciar as operações em março, caso não haja atrasos na documentação.
Os novos ônibus são menos poluentes, fabricados de acordo com as normas Euro 6, movidos a biodiesel e equipados com motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar.
“Recebemos mais uma remessa desses modernos veículos que vão atender os usuários do transporte público coletivo na Área 2”, disse Enver Soares, gerente operacional da Pioneira. Todos os ônibus contam com ar-condicionado e tecnologia embarcada, como circuito de imagem interna, validadores V6 e GPS interligado 24 horas por dia.
Com a renovação da frota, a Pioneira passa a ter 704 veículos, sendo 79 destinados ao aumento da frota e os outros 116 para substituir modelos mais antigos. A renovação da frota do transporte público coletivo vem recebendo atenção especial do GDF, com fiscalização da Semob-DF. As concessionárias Piracicabana (Área 1), Pioneira (Área 2) e Urbi (Área 3) já renovaram 100% de suas frotas.
A Expresso São José, agora operando como BsBus, adquiriu 473 ônibus novos, dos quais 64 já estão em operação nas regiões de Sol Nascente e Ceilândia. O restante da frota da São José deverá entrar em operação até o início do segundo semestre deste ano. A Viação Marechal também tem planos de substituir sua frota, com previsão de apresentar em breve seu cronograma de renovação.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)