Pela primeira vez desde antes do Natal, apenas três pontos separarão as equipes em 17º e 18º no final de um fim de semana da Premier League.
A vitória do West Ham por 2 a 0 em Burnley finalmente os arrastou para perto do Nottingham Forest novamente, com os Hammers desfrutando de um renascimento no meio da temporada ao vencer três das últimas quatro partidas.
Anúncio
Enquanto Wolves e Burnley estão completamente à deriva, a equipa de Nuno Espírito Santo aparentemente mantém viva a batalha de despromoção sozinha.
Houve apenas 10 ocasiões desde que a Premier League foi formada, em 1992-93, em que a luta pela sobrevivência não chegou ao último dia – embora cinco delas tenham ocorrido na última década.
Então, depois de alguns problemas nos últimos anos, estamos preparados para um final de campanha excepcionalmente emocionante na parte inferior da tabela?
A BBC Sport analisa como as coisas estão evoluindo à medida que os clubes tentam evitar a temida queda no campeonato.
Martelos rejuvenescidos perseguem com otimismo
Embora os Wolves ainda não tenham caído matematicamente, eles estão sustentando a tabela com escassos oito pontos em 25 partidas e os especialistas em análise esportiva e dados Opta classificam suas chances de rebaixamento em 99,99%.
Anúncio
Isso também significa efetivamente que o clube de West Midlands está em apuros para evitar o recorde indesejado de ganhar o menor número de pontos em uma única campanha na Premier League, atualmente detido pelo Derby, que conseguiu apenas 11 em 2007-08.
Enquanto isso, a derrota do Burnley para os Hammers significa que há 99,4% de chance de eles passarem a próxima temporada na segunda divisão do futebol inglês.
Houve um ar de frustração em torno de Turf Moor no sábado, com os torcedores da casa castigando os jogadores e pedindo a demissão de Scott Parker do cargo de técnico, depois de ver seu time não conseguir vencer pela 16ª partida consecutiva.
“Quer falhem ou não falhem, com certeza superaremos isso”, disse Parker.
Anúncio
“Lamento muito não poder prometer que seremos melhores com uma vitória ou com a permanência nesta divisão, mas quanto mais longa for a jornada, seremos melhores.”
O treinador dos Hammers, Nuno, disse que a sua equipa “ainda está na mesma situação” e apelou-lhes para “se concentrarem” em si próprios depois de vencerem em Lancashire.
Mas eles são?
Depois de estar há 10 jogos sem vencer na Premier League, o West Ham parece ter ganho algum impulso com o dramático golo tardio de Callum Wilson no Tottenham, a 17 de Janeiro.
E sentirão que podem enfrentar os restantes 13 jogos com otimismo renovado, apesar de estarem classificados com 75,77% de hipóteses de cair, com Nuno também a ter a experiência de guiar o Nottingham Forest para a segurança no último dia da campanha 2023-24.
Anúncio
“O West Ham parece mais um time do Nuno nas últimas semanas”, disse o ex-meio-campista do Liverpool e da Inglaterra Danny Murphy, que é um comentarista do Jogo do Dia de sábado.
“Eles venceram três de quatro e estão com todo o ímpeto. Crysencio Summerville está jogando fora de si e Jarrod Bowen sempre vai contribuir, além de contratarem dois atacantes.
“De repente, eles parecem um time que pode marcar gols e isso significa que você não precisa depender tanto para mantê-los fora do outro lado.
“No entanto, você sempre prefere ter os pontos na bolsa do que correr atrás, pois não pode cometer muitos deslizes – você tem que continuar ganhando pontos.”
Anúncio
Quais lados serão arrastados se atingir o fio?
Enquanto o Forest está apenas três pontos acima do West Ham, em 17º, Sean Dyche espera que sua equipe tenha qualidade para se livrar, depois de gastar cerca de £ 200 milhões em jogadores nos últimos 12 meses.
A Opta classifica o bicampeão europeu como tendo 15,3% de chances de ser rebaixado e é provável que Dyche tenha que conciliar seus recursos devido ao envolvimento contínuo do clube na Liga Europa, onde enfrentará o Fenerbahçe nos play-offs das oitavas de final.
“Recentemente, muitas vezes vi Nottingham Forest parecer passivo”, disse Murphy.
Anúncio
“Seja por causa da quantidade de jogos em que Sean Dyche teve que jogar contra os mesmos jogadores. Ele deu aos jogadores marginais a chance de apostar suas reivindicações contra o Wrexham e eles não aproveitaram, então ele teve que escolher os mesmos oito ou nove semana após semana.
“Eu próprio fiz isso e é difícil tentar jogar todos os dias e dar o seu melhor, especialmente sob a pressão da despromoção. Além disso, eles também estão a tentar gerir a Europa”.
O Leeds, que conquistou uma vitória valiosa sobre o Forest na sexta-feira, parece estar na melhor forma dos três times com 29 pontos.
O Crystal Palace, que viaja para Brighton no domingo, parece estar confuso após a saída do capitão Marc Guehi e a confirmação do técnico Oliver Glasner de que deixará o clube no final da temporada.
Anúncio
O Tottenham também somou apenas quatro dos últimos 21 pontos disponíveis e não vence um jogo da primeira divisão desde o início do ano.
“O Palace está com um problema nas mãos porque a confiança está se esgotando”, acrescentou Murphy.
“Sou como a maioria e acho que o Tottenham ficará bem, embora os resultados não o digam. O seu plantel e a qualidade que possuem serão bons e eles conseguirão pontos suficientes.
“O Leeds, para mim, é quem estará seguro, dada a forma como jogou nos últimos dois ou três meses.
Anúncio
“Então, acho que é entre Forest, Palace e West Ham. Vai ser muito disputado. Eu realmente acho que vai chegar ao limite.”