05/12/2025

OAB envia a Lira parecer contra PL do Aborto: “Cruel e grosseiro”

Divulgação/OAB

Parecer aprovado pela OAB nesta segunda-feira sobre PL do Aborto reprova texto e o classifica como cruel, grosseiro e inconstitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou um parecer sobre o PL do Aborto que qualifica o texto como cruel, grosseiro e inconstitucional. O parecer, aprovado pelo Conselho Pleno, na manhã desta segunda-feira (17/6), será enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Não é apenas uma opinião, é a posição da OAB”, declarou o presidente, Beto Simonetti.

O documento com avaliação sobre o PL nº 1.904/2024, que equipara aborto ao crime de homicídio, tem 41 páginas e foi produzido por uma comissão formada por especialistas na OAB.

“O texto grosseiro e desconexo da realidade expresso no Projeto de Lei […] denota o mais completo distanciamento de seus propositores às fissuras sociais do Brasil. […] Todo o avanço histórico consagrado através de anos e anos de pleitos, postulações e manifestações populares e femininas para a implementação da perspectiva de gênero na aplicação dos princípios constitucionais é suplantado por uma linguagem punitiva, depreciativa, despida de qualquer empatia e humanidade, cruel e, indubitavelmente, inconstitucional.”

O parecer traz dados, pesquisas e análises técnicas para chegar a essas conclusões. Segundo o documento, o projeto “incidirá de forma absolutamente atroz sobre a população mais vulnerabilizada, pretas, pobres, de baixa escolaridade, perfil onde também incide o maior índice de adolescentes grávidas”.

“Quando uma criança/mulher violentada sexualmente não consegue acesso à Rede Pública de Saúde, sendo obrigada a levar a gestação indesejada adiante ou praticar a interrupção insegura, colocando em risco sua vida, resta comprovado que falhou o sistema de saúde pública, falhou a sociedade, falhou o Estado.”

Por fim, o parecer da OAB manifesta “total rechaço e repúdio ao projeto de lei” e, assim, pede o arquivamento da proposta, devido à inconstitucionalidade e ilegalidade. O documento será levado às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Caso o texto avance no Congresso Nacional, a Ordem dos Advogados do Brasil sugere que o tema seja submetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de ação de controle de constitucionalidade.

A comissão que elaborou o parecer foi formada por mulheres da OAB: Silvia Virginia Silva de Souza, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos; Cristiane Damasceno Leite, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada; Ana Cláudia Piraja Bandeira, presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde; Helcinkia Albuquerque dos Santos, presidente da Comissão Especial de Direito Processual Penal; Aurilene Uchôa de Brito, vice-presidente da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal; Grace Maria Fernandes Mendonça, secretária-adjunta da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais; e Katianne Wirna Rodrigues Cruz Aragão, ouvidora-adjunta.

O que diz o PL do Aborto

Chamado nas redes de “PL do Estupro” e “PL do Aborto”, o Projeto de Lei nº 1.904/2024 equipara aborto legal ao crime de homicídio. O texto altera o Código Penal e estabelece a aplicação de pena de homicídio simples nos casos de aborto em fetos com mais de 22 semanas nas situações em que a gestante provoque o aborto em si mesma ou consente que outra pessoa lhe provoque. Neste caso, a pena de prisão aumenta – atualmente estipulada no período de 1 a 3 anos, passa para o intervalo de 6 a 20 anos.

Se o aborto for provocado por terceiro com ou sem o seu consentimento, a pena para quem realizar o procedimento com o consentimento da gestante passa de 1 a 4 anos para 6 a 20 anos. Esta é a mesma punição para quem realizar o aborto sem consentimentos, atualmente fixada de 3 a 10 anos.

Tribuna Livre, com informações da OAB

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica

Um jovem de 19 anos, identificado como Gerson de Melo Machado, perdeu a vida em um trágico incidente. Gerson, que sofria de esquizofrenia, nutria o sonho de se tornar domador de leões no continente africano. A história de Gerson é marcada por um ciclo de abandono, violações e a ausência

Leia mais...

Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator

A Microsoft inovou ao lançar o MAI-Image-1, seu primeiro gerador de imagens desenvolvido internamente. A ferramenta representa um avanço estratégico da empresa na construção de inteligências artificiais (IAs) próprias. O modelo transforma descrições textuais em imagens de alta qualidade, caracterizadas por realismo, iluminação apurada e diversidade visual. O MAI-Image-1, acessível

Leia mais...

Brasil conquista novos mercados e impulsiona exportações desde 2023

O Brasil tem expandido sua presença no comércio internacional, alcançando a expressiva marca de 496 novos mercados abertos para seus produtos desde o início de 2023. Essa expansão é resultado de uma série de acordos econômicos estratégicos que visam diversificar os destinos das exportações brasileiras e impulsionar o crescimento econômico

Leia mais...

Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Enquanto a inteligência artificial generativa domina telas com ferramentas como ChatGPT, Claude e Copilot, transformando a maneira como escrevemos, resumimos e nos comunicamos, uma cientista renomada acredita que a verdadeira revolução da IA está prestes a acontecer no mundo físico. Fei-Fei Li, professora de Stanford e figura influente no campo,

Leia mais...

Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou no domingo (30) que manteve uma conversa telefônica com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A ligação ocorre em um período de crescente tensão entre os dois países. Maduro acusou Trump de utilizar o combate ao narcotráfico como uma justificativa para uma

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.