18/11/2025

OAB-SP estuda proposta que limita em até 15 anos mandato de ministro do STF.

Mesa com os integrantes da Comissão de Estudos para a Reforma do Judiciário Imagem: Matheus Sales/OAB-SP,

Mandato ideal para ministros do Supremo seria entre 10 e 15 anos, afirma o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica

A comissão de estudos para reforma do Judiciário criado pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) planeja apresentar ao Congresso uma proposta para limitar o mandato de ministros do STF e o foro privilegiado de políticos.

O que aconteceu

Mandato ideal para ministros do Supremo seria entre 10 e 15 anos, afirma o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica. Segundo ele, mudanças em períodos menores, como de 8 em 8 anos, poderiam gerar uma sensação de instabilidade no Judiciário, já que a alternância de ministros na corte atrapalharia julgamentos e decisões.

Atualmente, ministros se aposentam de forma compulsória aos 75 anos. “É um tema que precisa ser discutido. Não digo que é necessário”, pontua Sica.

Sica afirma que o foro privilegiado entrará em pauta, para desafogar o Supremo nos processos envolvendo políticos. “O foro privilegiado no Brasil está muito mal organizado. Os tribunais estão sobrecarregados com isso. O STF está afogado.”

Outro incômodo é a politização da corte, conta Sica. “Um tribunal que julga muitos políticos, e o Supremo julga políticos em excesso, acaba se politizando naturalmente.”

A ideia, portanto, é reduzir o foro privilegiado para poucas autoridades, explica ele. Atualmente, presidente, vice, ministros, governadores, senadores, deputados, prefeitos e juízes têm direito ao benefício. “Nossa ideia é reduzir. Tem que ser para poucas autoridades.”

Competência do Supremo também será debatida pela comissão, já que se “alargou muito” nos últimos anos, segundo Sica. “Visivelmente está fazendo mal ao tribunal, seja pela carga de trabalho, seja pela politização”, disse ele, na apresentação da comissão.

Demora no Judiciário

O grupo deve discutir a demora no Judiciário. Em 2024, a Justiça brasileira teve 80 milhões de processos pendentes de julgamento.

Comissão também discutirá acesso à Justiça e regulamentação do uso de IA em processos. Segundo Sica, o Judiciário não está usando a tecnologia de maneira adequada, principalmente em julgamentos virtuais, onde, de acordo com ele, não tem debate entre juiz e advogado.

Taxas e custas do Judiciário também serão debatidas pelo grupo. Além disso, o direito de manifestação síncrona (em tempo real) dos advogados durante os julgamentos também será pauta de discussão.

Propostas serão levadas ao Congresso

Propostas serão elaboradas e apresentadas ao Congresso Nacional e ao STF em junho de 2026. Sica afirma que, neste segundo semestre, serão realizadas audiências públicas na OAB para discutir propostas.

Grupo de estudos conta com ex-presidentes do STF e ex-ministros da Justiça. Veja quem compõe o grupo:

Alessandra Benedito, professora de Direito da FGV;

Cezar Britto, ex-presidente da OAB;

Cezar Peluso, ex-presidente do STF;

Ellen Gracie, ex-presidente do STF;

José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça;

Maria Tereza Sadek, cientista política;

Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça;

Oscar Vilhena, professor de Direito da FGV;

Patricia Vanzolini, ex-presidente da OAB de São Paulo.

Tribuna Livre, com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

CREDENCIAMENTO VALPARACRISTO

Bem-vindo ao formulário de credenciamento do ValParaCristo – Marcha para Jesus, evento realizado em celebração ao Dia do Evangélico em Valparaíso de Goiás. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás informa que já está disponível o formulário de credenciamento para o ValParaCristo – Marcha para Jesus, em comemoração ao Dia do

Leia mais...

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.