A ampliação da via entre Sobradinho e Planaltina vai beneficiar cerca de 80 mil motoristas; investimentos chegam a quase R$ 25 milhões
Caminhando para a etapa final, os serviços de ampliação no trecho entre Planaltina e Sobradinho, na DF-020, estão com quatro dos 5,7 quilômetros previstos concluídos no sentido Sobradinho, além de 8,6 km no sentido Planaltina. Foram feitas terraplanagem e implementação de capa asfáltica.
Com um investimento de R$ 24,8 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), as obras na via geram cerca de 100 empregos. No momento, os trabalhos se concentram na altura do Condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho, onde as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fazem um desvio para trabalhar no trecho mais movimentado da pista com segurança e sem causar grandes impactos no trânsito.
Os operários também atuam na terraplanagem do Departamento de Vias e Obras (DVO), nas proximidades da BR-020, em Planaltina.
Pela rodovia, trafegam cerca de 80 mil motoristas vindo tanto da região norte do Distrito Federal quanto de municípios vizinhos de Goiás, como Formosa e Planaltina de Goiás. Em 2024, as equipes trabalharam no trecho que liga Planaltina a Sobradinho, do Km 12 ao Km 9, onde está localizado o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, recentemente entregue por este GDF.
O superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, afirma que a região está recebendo diversas obras para melhorar a fluidez do trânsito no local.
“Estamos fazendo a terraplanagem, com a movimentação de terra e os reparos na pista para entregar essa obra de ampliação que vai mudar a vida das pessoas dessa região, melhorar deslocamento, dar conforto e fluidez a toda essa saída norte do Distrito Federal”, ressalta.
“Serão três faixas de rolamento para atender a essa enorme demanda”, detalha o gestor. “Agora estamos fazendo uma intervenção mais forte e robusta, investindo na estrutura do pavimento e trocando toda a capa asfáltica, para dar pelo menos mais dez anos de vida útil a esse pavimento, com o conforto e a dignidade que a população merece.”
Tribuna Livre, com informações do Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal