22/11/2025

Ocupação no Senado faz sessão solene do Congresso mudar para auditório alternativo

Sessão solene do Congresso de cúpula com parlamentares sobre mudança climática foi deslocada para auditório alternativo — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Evento das Nações Unidas teria os trabalhos abertos com uma sessão solene do Congresso Nacional, que tradicionalmente ocorre no plenário. Mas precisou mudar de lugar por conta da ocupação.

A ocupação de parlamentares da oposição no plenário principal do Senado Federal impediu a realização nesta quarta-feira (6) da sessão de abertura de uma cúpula sobre mudanças climáticas com parlamentares da América Latina e do Caribe.

O evento, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da Organização das Nações Unidas (ONU), teria os trabalhos abertos com uma sessão solene do Congresso Nacional, que tradicionalmente ocorre no plenário.

Com senadores sentados à mesa que comanda os trabalhos do Senado, a solenidade precisou ser transferida para um auditório localizado no complexo da Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), era esperado na abertura dos trabalhos, mas não compareceu. O líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA), foi o encarregado por abrir a sessão.

Em uma fala rápida a diplomatas de Chile, Dinamarca, Haiti, Palestina e Rússia, Jaques agradeceu à equipe técnica do Senado por adequar o espaço.

“Quero, por uma questão de justiça, parabenizar toda a equipe do Senado brasileiro, a equipe técnica, porque nós tivemos que fazer uma mudança do local de evento e, muito rapidamente, eles adequaram todo esse espaço para que a gente pudesse ter sucesso nessa reunião”, declarou o senador, que também mencionou a presença de parlamentares latino-americanos.

Oposição ocupa plenários

Os plenários principais da Câmara e do Senado foram ocupados ao longo desta terça (5) por parlamentares de oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Deputados e senadores aliados a Bolsonaro têm se revezado para ocupar as cadeiras das mesas em que são conduzidas as sessões das Casas.

Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegaram a cancelar sessões marcadas para terça. Eles também anunciaram a convocação de reuniões com lideranças partidárias das Casas para tentar desmobilizar as ocupações.

Em uma coletiva de imprensa na manhã de terça, parlamentares de oposição anunciaram que travariam os trabalhos no Congresso até que fossem discutidos “caminhos para a pacificação”.

O grupo apresentou como pauta uma lista batizada como “pacote de paz”. O conjunto contempla:

•             defesa da aprovação do perdão a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023;

•             fim do foro privilegiado;

•             e o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara.

Leia também
f1280x720-160789_292464_5050
Após idas e vindas, stf fecha posição sobre revisão da vida toda
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.