11/11/2025

OEA denuncia torturas, abusos e espancamentos contra crianças na Venezuela

O gabinete do secretário-geral da OAE afirma que menores de idade que são torturados com choques elétricos, espancamentos, falta de alimentação ou abusos sexuais na Venezuela - (crédito: EVA HAMBACH)

Gabinete do secretário-geral da OEA, Luis Almagro afirma que crianças estão sendo torturadas, abusadas e espancadas na Venezuela

Dezenas de crianças e adolescentes “detidos ilegalmente” e “sequestrados pelo regime” do presidente venezuelano Nicolás Maduro foram “submetidos a humilhações e torturas inimagináveis”, denunciou a Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta quinta-feira (10).

O gabinete de Luis Almagro denuncia “as atrocidades cometidas pelo regime da Venezuela”, que acusa de ter rebaixado “seus limites de humanidade e decência aos piores níveis de barbárie”.

“Os áudios e relatos dos centros de tortura na Venezuela são assustadores: menores de idade que são torturados com choques elétricos, espancamentos, falta de alimentação ou mesmo abusos sexuais”, detalha em comunicado.

“Sua dor e seus gritos são uma nova razão inevitável para que todos os democratas exijam inequivocamente o fim da barbárie na Venezuela”, acrescenta.

Mais de 2.400 pessoas foram presas no contexto das manifestações contra a reeleição de Maduro em 28 de julho em meio a suspeitas de fraude. Entre elas, 164 adolescentes, 67 dos quais permanecem detidos e acusados de terrorismo.

Os protestos também deixaram 27 mortos — dois deles militares — e 192 feridos.

A Secretaria-Geral da OEA exige “a libertação imediata dos menores sequestrados pelo regime venezuelano, que se coloque fim a todos os tipos de tortura e que os responsáveis materiais e intelectuais por estes crimes infames sejam levados à justiça”.

O poder Judiciário “é um instrumento de repressão”, condena, sustentando que a comunidade internacional deve garantir que “as violações sistemáticas dos direitos humanos contra os adolescentes (…) não fiquem impunes”.

O governo venezuelano ignora sistematicamente as recomendações da OEA, organização da qual solicitou formalmente a sua saída em 2017.

Tribuna Livre, com informações da Organização dos Estados Americanos (OEA)

Deixe um comentário

Leia também
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
Destaque-HBO-Max-Lancamentos-da-semana-10-a-16-de-novembro-de-2025
Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
tech-james-watson-dna-1200x675-1
Pai da genética: james watson, descobridor do dna, falece aos 97 anos
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.