Ao todo, 40 abordagens foram realizada no primeiro dia da fiscalização
A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta sexta-feira (31/10) as ações para coibir veículos com excesso de cargas na capital. A avaliação é de que o peso excedente contribui para deterioração do asfalto. A primeira operação ocorreu na Avenida 3ª Radial, no Setor Pedro Ludovico. Durante a operação, 40 veículos foram abordados, com 13 autos de infração lavrados e uma motocicleta removida. Ela estava com o licenciamento vencido desde 2022.
A ação contou com os trabalhos dos agentes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). De acordo com estudos técnicos, um único caminhão com excesso de peso pode causar danos equivalentes a milhares de passagens de veículos leves, provocando fissuras, afundamentos e desgaste prematuro do pavimento.
Além de encurtar a vida útil das vias, o problema eleva os gastos públicos com recapeamento e manutenção. De acordo com o superintendente de Trânsito da SET, Tiago Carvalho, os agentes estão capacitados para esse tipo de fiscalização, após curso realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As operações com veículos de carga serão realizadas semanalmente, em locais estratégicos e em diferentes horários, com base em dados de tráfego e demandas identificadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e pelo Centro Operacional de Trânsito (COT), ambos da SET.
Tribuna Livre, com informações da Prefeitura de Goiânia
				
								
															
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      
        	
        
      









