30/12/2025

Operação Verde Vivo intensifica prevenção e combate aos incêndios florestais

Apresentação da nova fase da Operação Verde Vivo, que vai atuar contra incêndios florestais, foi feita nesta quinta (20), na Praça do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com edições anuais, a ação reforça o trabalho ambiental durante o período de estiagem no DF, visando a uma resposta mais rápida às ocorrências devido às condições climáticas da seca

Na quinta-feira (20) o inverno teve início no hemisfério sul. No Distrito Federal, a chegada da estação é marcada por temperaturas mais frias, clima seco e estiagem. Para preservar o Cerrado em um período em que acontecem mais situações de incêndios florestais, a Operação Verde Vivo (OPVV) 2024 entrou em uma nova fase, em que os trabalhos são intensificados. A nova etapa foi apresentada em solenidade durante a tarde na Praça do Buriti, em frente ao Palácio do Buriti.

“Essa operação já vem acontecendo, só que mais na parte preventiva. Agora que está aumentando a seca e serão intensificadas as queimadas, a gente vai ter que trabalhar de forma mais atuante no combate em si. Nessa fase nós vamos nos colocar à disposição do combate ao incêndio florestal de forma que a gente tenha o mínimo de dano possível à natureza”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Sandro Gomes. Nos períodos mais críticos, os bombeiros chegam a receber 300 ocorrências por dia.

Coordenada pelo CBMDF desde 1999, a operação terá o reforço das ações da corporação no sentido de conscientizar, prevenir e combater as queimadas florestais, visando à proteção do meio ambiente, dos animais e da população. Participam 500 bombeiros, 27 caminhonetes, 24 caminhões-tanque, 22 caminhões de transporte da tropa, dois aviões e dois helicópteros, além de instituições parceiras. Outra medida foi a convocação de 150 brigadistas do Instituto Brasília Ambiental.

“As nossas atividades começaram no mês de março com a conscientização da população e aproximação dos órgãos do Distrito Federal que trabalham com a preservação do meio ambiente. Nesse momento, está se iniciando o período mais crítico de estiagem e estaremos com força máxima”, revelou o comandante do Grupamento de Proteção Ambiental da CBMDF, tenente coronel Daniel Saraiva. “Aqui vale destacar a participação do cidadão que é a nossa maior fonte de informação. Além disso, fazemos o monitoramento via satélite e as rondas nas aeronaves no período mais crítico, às 10h e às 13h”, acrescentou.

Para poder contar com 500 militares na operação, o Corpo de Bombeiros capacitou a categoria com curso de formação especializada de oito semanas e requalificou bombeiros que já tinham especialização em incêndio florestal. Além disso, a corporação conta com novas ferramentas de combate e empregará mais viaturas para transporte de água durante toda a operação.

Emergência ambiental

“A Operação Verde Vivo é fundamental para que a gente faça a prevenção e o combate aos incêndios florestais no DF. Os Bombeiros são grandes parceiros do Ppcif”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutemberg Gomes. “O DF já sofre com as emergências climáticas e com os efeitos da La Niña [fenômeno natural oposto ao El Niño que gera mudanças significativas nos padrões de precipitação], então a perspectiva é de termos um tempo mais seco, o que propicia mais incêndios”, completa.

O titular da pasta disse que, por isso, a Sema faz blitzes educativas e o monitoramento de locais de risco nas áreas rurais. Gutemberg Gomes também lembrou que o governador Ibaneis Rocha prorrogou este ano o decreto de emergência ambiental no Distrito Federal o que possibilitou a preparação dos órgãos que compõem o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que executa o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (Ppcif) para otimizar recursos humanos e materiais em relação às queimadas.

Encabeçado pela Sema, o grupo conta com o Jardim Botânico de Brasília (JBB), o Instituto Brasília Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Secretaria de Saúde (SES), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e administrações regionais, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Universidade de Brasília (UnB), da Marinha, da Aeronáutica e do Exército.

Conscientização da população

Apesar do clima do Distrito Federal ser propício, a ação humana é responsável por 90% dos incêndios florestais. As principais causas são queimas de plantios, pastagens e de lixo, atos de vandalismo, fogueiras e acidental. Por isso, a corporação orienta que a população evite queimadas e em caso de necessidade ou focos de incêndio entre em contato pelo 193.

“Sabemos que esse período da seca é crítico e normalmente os bombeiros conseguem atuar rapidamente debelando todos os incêndios, mas a preocupação é para que os incêndios não ocorram. Nesse ponto pedimos auxílio da imprensa e da população evitando as queimadas, principalmente nas áreas rurais próximas de matas e parques. A responsabilidade também é nossa como cidadãos”, apontou o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.

Tribuna Livre, com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)

Deixe um comentário

Leia também
Investimento de R$ 150 milhões em obras e equipamentos amplia a rede de saúde pública do DF
Investimento de R$ 150 milhões em obras e equipamentos amplia a rede de saúde pública do DF
Agências do trabalhador do DF têm 398 vagas abertas nesta terça-feira (29)
Agências do trabalhador do DF têm 398 vagas abertas nesta terça-feira (29)
Solenidade de recepção reúne 1
Solenidade de recepção reúne 1.200 alunos do XII Curso de Formação de Praças
Ponte Honestino Guimarães terá faixas bloqueadas para reparos
Ponte Honestino Guimarães terá faixas bloqueadas para reparos
GDF Presente alcança marca de 80% de atendimento de demandas da população
GDF Presente alcança marca de 80% de atendimento de demandas da população
Com a entrega dos cartões Ração e Castração pelo GDF, protetores de animais já realizam as primeiras compras
Com a entrega dos cartões Ração e Castração pelo GDF, protetores de animais já realizam as primeiras compras
Agências do trabalhador abrem a semana com 298 vagas de emprego disponíveis
Agências do trabalhador abrem a semana com 298 vagas de emprego disponíveis
Hospital da Criança de Brasília fortalece excelência assistencial de alta complexidade em 2025
Hospital da Criança de Brasília fortalece excelência assistencial de alta complexidade em 2025
Novas calçadas no Riacho Fundo II ampliam mobilidade de pedestres
Novas calçadas no Riacho Fundo II ampliam mobilidade de pedestres
Cães de policiamento participam de ação na Rodoviária do Plano Piloto
Cães de policiamento participam de ação na Rodoviária do Plano Piloto
Secretaria do Meio Ambiente coloca o DF como referência em proteção ao bioma Cerrado
Secretaria do Meio Ambiente coloca o DF como referência em proteção ao bioma Cerrado
Fepecs encerra 2025 com novas conquistas e premiações
Fepecs encerra 2025 com novas conquistas e premiações 

Netanyahu e Trump se reúnem nos EUA para discutir futuro de Gaza

Premiê israelense e presidente dos Estados Unidos se encontrarão na residência de Donald Trump no Mar-A-Lago, na Flórida O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está nos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (29/12), e discutir o acordo de trégua na Faixa de Gaza.

Leia mais...

Santos adota gramado sintético no CT Rei Pelé

Peixe espera aumento no desempenho dos atletas com novidade O Santos anunciou uma importante mudança em sua estrutura. O Peixe divulgou, nesta segunda-feira (29/12), que começou o processo de instalação de grama sintética no campo 1 do CT Rei Pelé. Segundo o Alvinegro, o piso promete “mais durabilidade, menor necessidade

Leia mais...

Varejo cresce 2,6% no Natal com foco em itens essenciais

Compras on-line avançam 10,2%, enquanto setores tradicionais de presentes recuam, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e consideram

Leia mais...

Focus: projeção de crescimento do PIB de 2025 segue em 2,26%

A estimativa intermediária do Focus para o crescimento da economia brasileira em 2026 continuou em 1,80% pela terceira semana seguida A mediana do relatório Focus para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025 permaneceu em 2,26%. Um mês antes, era de 2,16%. Considerando apenas as 65 projeções

Leia mais...

Oposição articula ofensiva por impeachment de Moraes

Liderada por Cabo Gilberto Silva (PL), bancada pretende interromper recesso e levar pedido ao Senado A oposição ao governo na Câmara dos Deputados decidiu interromper o recesso parlamentar para intensificar a pressão pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma coletiva de imprensa foi marcada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.