09/12/2025

Oposição no Senado se recusa a participar de reunião com presença de governistas e pede a Alcolumbre encontro separado

Parlamentares de oposição ocupam Mesa Diretora do Senado em protesto contra a prisão de Jair Bolsonaro — Foto: Kevin Lima/g1

Reunião com presidente do Senado debateria movimento de aliados de Bolsonaro que bloqueia trabalhos no Congresso. Parlamentares protestam contra prisão do ex-presidente.

A oposição no Senado pedirá ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um encontro separado para tratar do movimento do grupo que bloqueia os trabalhos no Congresso.

Os plenários principais da Câmara e do Senado foram ocupados ao longo desta terça (5) por parlamentares de oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegaram a cancelar sessões marcadas para terça.

Os presidentes das Casas também anunciaram a convocação de reuniões com lideranças partidárias para tentar desmobilizar as ocupações.

Nesta quarta, segundo lideranças, Davi Alcolumbre teria sinalizado que o encontro com líderes do Senado ocorrerá às 16h, na Residência Oficial do Senado.

Em uma reunião com parlamentares da oposição, o líder do grupo no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), discutiu a participação efetiva do bloco no encontro. De acordo com ele, no entanto, o grupo decidiu que não atenderá ao chamado de Alcolumbre.

Marinho declarou que, durante a agenda, a oposição decidiu que apenas ele acompanhará o encontro desta tarde.

O líder da oposição no Senado afirmou ao g1 que o grupo pretende sinalizar que aceitará discutir a situação apenas em um encontro separado.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que há uma sinalização de Alcolumbre de que o encontro com a oposição ocorrerá após a reunião ampliada da Casa.

“Ficou decidido que quem vai, em nome da oposição, sou eu. E vou pedir que ele tenha uma reunião só com a oposição. Nós vamos atender ao convite para dizer que a gente não quer diálogo, a gente quer uma conversa só com a oposição. Os outros líderes não vão”, disse Rogério Marinho.

Ao longo dos últimos dias, a oposição vinha cobrando diálogo do presidente do Senado. Em uma coletiva à imprensa, o líder do grupo chegou a afirmar que não conversava com Davi Alcolumbre há mais de 15 dias.

Segundo Marinho, nas últimas horas, o jejum foi interrompido. Alcolumbre, de acordo com ele, conversou com os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Tereza Cristina (PP-MS).

Deputados e senadores aliados a Bolsonaro têm se revezado para ocupar as cadeiras das mesas em que são conduzidas as sessões das Casas.

Na manhã desta quarta, uma sessão solene do Congresso precisou ser remanejada para um auditório localizado no complexo do Senado.

Nesta terça, parlamentares de oposição anunciaram que travariam os trabalhos no Congresso até que fossem discutidos “caminhos para a pacificação”.

O grupo apresentou como pauta uma lista batizada como “pacote de paz”. O conjunto contempla:

•             defesa da aprovação do perdão a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023;

•             fim do foro privilegiado;

•             e a análise de um impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

•            

Trabalhos paralisados e senador acorrentado

O movimento de ocupação dos plenários da Câmara e do Senado foi conduzido por parlamentares ao longo de toda a noite de terça e se estende ainda no início da tarde desta quarta.

Ao longo da manhã, uma sessão solene de abertura da cúpula sobre mudanças climáticas com parlamentares da América Latina e do Caribe precisou ser transferida para um auditório distante do edifício principal do Congresso.

No plenário do Senado, o senador Magno Malta (PL-ES) se acorrentou à mesa que comanda os trabalhos da Casa.

O parlamentar tem ocupado o plenário da Casa desde a manhã de terça, antes mesmo do anúncio da mobilização por parte do grupo. Acorrentado, Malta posou para fotos com colegas e segue ocupando o espaço.

Parlamentares da base governista têm criticado a mobilização e alertado para o risco de pautas importantes sofrerem atraso em razão do bloqueio dos trabalhos.

O principal ponto em discussão é a medida provisória que reajusta a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos.

O texto já foi aprovado pela Câmara, por meio de um projeto de lei que substitui a MP, mas ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de a MP perder validade, em 11 de agosto.

Questionado nesta quarta sobre a possibilidade de a oposição votar a proposta, o líder Rogério Marinho afirmou que o texto será votado “na hora em que esse diálogo for desobstruído”.

“Vai depender mais dele [Davi Alcolumbre] do que da gente”, afirmou.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

Natal Sem Violência

Enquanto houver dor, não haverá verdadeira celebração Uma verdadeira atitude de homem é apoiar, sem hesitação, a luta contra a violência doméstica. Ser homem não é impor medo, dominar ou ferir, mas proteger, respeitar e agir com responsabilidade. A masculinidade se constrói na empatia, no diálogo e na rejeição de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.