11/12/2025

Oposição no Senado se recusa a participar de reunião com presença de governistas e pede a Alcolumbre encontro separado

Parlamentares de oposição ocupam Mesa Diretora do Senado em protesto contra a prisão de Jair Bolsonaro — Foto: Kevin Lima/g1

Reunião com presidente do Senado debateria movimento de aliados de Bolsonaro que bloqueia trabalhos no Congresso. Parlamentares protestam contra prisão do ex-presidente.

A oposição no Senado pedirá ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um encontro separado para tratar do movimento do grupo que bloqueia os trabalhos no Congresso.

Os plenários principais da Câmara e do Senado foram ocupados ao longo desta terça (5) por parlamentares de oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegaram a cancelar sessões marcadas para terça.

Os presidentes das Casas também anunciaram a convocação de reuniões com lideranças partidárias para tentar desmobilizar as ocupações.

Nesta quarta, segundo lideranças, Davi Alcolumbre teria sinalizado que o encontro com líderes do Senado ocorrerá às 16h, na Residência Oficial do Senado.

Em uma reunião com parlamentares da oposição, o líder do grupo no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), discutiu a participação efetiva do bloco no encontro. De acordo com ele, no entanto, o grupo decidiu que não atenderá ao chamado de Alcolumbre.

Marinho declarou que, durante a agenda, a oposição decidiu que apenas ele acompanhará o encontro desta tarde.

O líder da oposição no Senado afirmou ao g1 que o grupo pretende sinalizar que aceitará discutir a situação apenas em um encontro separado.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que há uma sinalização de Alcolumbre de que o encontro com a oposição ocorrerá após a reunião ampliada da Casa.

“Ficou decidido que quem vai, em nome da oposição, sou eu. E vou pedir que ele tenha uma reunião só com a oposição. Nós vamos atender ao convite para dizer que a gente não quer diálogo, a gente quer uma conversa só com a oposição. Os outros líderes não vão”, disse Rogério Marinho.

Ao longo dos últimos dias, a oposição vinha cobrando diálogo do presidente do Senado. Em uma coletiva à imprensa, o líder do grupo chegou a afirmar que não conversava com Davi Alcolumbre há mais de 15 dias.

Segundo Marinho, nas últimas horas, o jejum foi interrompido. Alcolumbre, de acordo com ele, conversou com os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Tereza Cristina (PP-MS).

Deputados e senadores aliados a Bolsonaro têm se revezado para ocupar as cadeiras das mesas em que são conduzidas as sessões das Casas.

Na manhã desta quarta, uma sessão solene do Congresso precisou ser remanejada para um auditório localizado no complexo do Senado.

Nesta terça, parlamentares de oposição anunciaram que travariam os trabalhos no Congresso até que fossem discutidos “caminhos para a pacificação”.

O grupo apresentou como pauta uma lista batizada como “pacote de paz”. O conjunto contempla:

•             defesa da aprovação do perdão a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023;

•             fim do foro privilegiado;

•             e a análise de um impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

•            

Trabalhos paralisados e senador acorrentado

O movimento de ocupação dos plenários da Câmara e do Senado foi conduzido por parlamentares ao longo de toda a noite de terça e se estende ainda no início da tarde desta quarta.

Ao longo da manhã, uma sessão solene de abertura da cúpula sobre mudanças climáticas com parlamentares da América Latina e do Caribe precisou ser transferida para um auditório distante do edifício principal do Congresso.

No plenário do Senado, o senador Magno Malta (PL-ES) se acorrentou à mesa que comanda os trabalhos da Casa.

O parlamentar tem ocupado o plenário da Casa desde a manhã de terça, antes mesmo do anúncio da mobilização por parte do grupo. Acorrentado, Malta posou para fotos com colegas e segue ocupando o espaço.

Parlamentares da base governista têm criticado a mobilização e alertado para o risco de pautas importantes sofrerem atraso em razão do bloqueio dos trabalhos.

O principal ponto em discussão é a medida provisória que reajusta a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos.

O texto já foi aprovado pela Câmara, por meio de um projeto de lei que substitui a MP, mas ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de a MP perder validade, em 11 de agosto.

Questionado nesta quarta sobre a possibilidade de a oposição votar a proposta, o líder Rogério Marinho afirmou que o texto será votado “na hora em que esse diálogo for desobstruído”.

“Vai depender mais dele [Davi Alcolumbre] do que da gente”, afirmou.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Leia também
Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia
Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia
POL
Planalto é surpreendido por decisão de Motta sobre PL da Dosimetria
Motta contraria STF e decide que cassação de Ramagem será analisada pelo plenário
Motta contraria STF e decide que cassação de Ramagem será analisada pelo plenário
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.