10/11/2025

Oposição repudia presença de Lula em evento militar na Rússia

O texto critica a presença de líderes de regimes autoritários, como Nicolás Maduro (Venezuela), Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Xi Jinping (China), ao lado de Lula no evento. - (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O líder da oposição, deputado Luciano Zucco, critica o gesto de Lula ao participar de celebração com líderes de regimes autoritários em Moscou

O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, protocolou nesta segunda-feira (12/5) uma moção de repúdio contra a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia do “Dia da Vitória”, promovida na Rússia. A presença de Lula no evento, a convite do presidente russo Vladimir Putin, foi classificada pelo parlamentar como uma afronta aos princípios democráticos e aos fundamentos da política externa brasileira.

A moção foi encaminhada à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara e destaca que o desfile militar na Praça Vermelha, realizado na sexta-feira (9/5), ocorreu em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. O texto critica a presença de líderes de regimes autoritários, como Nicolás Maduro (Venezuela), Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Xi Jinping (China), ao lado de Lula no evento, considerado um ato simbólico de apoio a governos que, segundo o documento, promovem repressão política e desrespeitam os direitos humanos.

“Ele agride frontalmente os princípios da política externa brasileira, como a prevalência dos direitos humanos e a defesa da paz”, afirmou Zucco.

O parlamentar também alertou que a escolha de Lula de participar da cerimônia pode gerar prejuízos diplomáticos ao Brasil, especialmente junto a democracias liberais com as quais o país mantém laços históricos. “Não é possível sustentar um discurso de neutralidade enquanto se desfila ao lado de um agressor internacional”, diz o texto da moção. Para Zucco, a presença de Lula compromete a imagem internacional do Brasil e enfraquece sua posição como potencial mediador em conflitos globais.

O documento cita ainda o artigo 4º da Constituição, que trata do compromisso com a paz, os direitos humanos e a autodeterminação dos povos, apontando que a postura do presidente desrespeita esses preceitos. A moção deverá ser analisada e votada nas próximas sessões da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.