O projeto Forno Mágico, desenvolvido em parceria com a Sejus, oferece aulas para aproximadamente 50 pessoas aprenderem a produzir pães, bolos e salgados.
Jovens e adultos da Estrutural estão participando de aulas gratuitas de confeitaria por meio do projeto Forno Mágico. Lançada pela Ação Social Renascer em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a iniciativa beneficia cerca de 50 alunos desde fevereiro deste ano.
O curso ensina a produzir pães, pizzas, bolos e salgados para festas, entre outras habilidades de confeitaria, com o objetivo de gerar aprendizado e capacitar os alunos, todos da Estrutural, para o mercado de trabalho.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância do projeto. “Parcerias como essa são fundamentais para alcançarmos as pessoas em suas próprias regiões, sem que elas precisem sair de suas cidades para se capacitar”, afirmou. “A Sejus está sempre à disposição das organizações de sociedade civil do Distrito Federal para oferecer à população serviços e ações voltados à cidadania.”
As aulas do projeto Forno Mágico acontecem duas vezes por semana, sempre à noite, na sede do Instituto Social Vovó Divina Macedo, localizado na Quadra 4, Conjunto 16, Lote 9, no Setor Norte da Estrutural. Além dos ensinamentos na área de confeitaria, os alunos participam de atividades extras relacionadas a empreendedorismo e marketing digital.
A Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (Subav), vinculada à Sejus-DF, trabalhou em conjunto com a Ação Social Renascer na seleção dos participantes, além de colaborar com as atividades desenvolvidas no curso.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Justiça do Distrito federal (Sejus/DF)