O Arsenal está no controle da corrida pelo título da Premier League, mas será que o nervosismo está começando a aparecer à medida que a pressão aumenta?
Os Gunners estão tendo uma excelente temporada – quatro pontos de vantagem na primeira posição, nas oitavas de final da Liga dos Campeões depois de vencer todos os oito jogos da fase de grupos, têm uma vantagem na primeira mão sobre o Chelsea na semifinal da Carabao Cup e estão na quarta rodada da FA Cup.
Anúncio
Mas houve vaias após a primeira derrota em casa da temporada para o Manchester United no fim de semana passado, em meio ao nervosismo de sua base de fãs por perder um possível campeonato novamente após três segundos lugares consecutivos.
O chefe Mikel Arteta fez um discurso em sua entrevista coletiva antes da partida do meio da semana contra o Kairat Almaty para exortar os torcedores a “pularem no barco” com o time enquanto tentam “aproveitar” a disputa pelo título.
E ele estava novamente na frente antes da viagem de sábado ao Leeds, com os Gunners em busca da primeira vitória em quatro jogos do campeonato.
“É apenas entender onde você está”, disse Arteta. “Certamente, quando você perde um jogo você tem muitos sentimentos.
Anúncio
“Esse grupo de jogadores é muito competitivo e busca a excelência e quando você não alcança você se questiona. Meu papel lá é trazer otimismo e a realidade de onde estamos.
“Estamos fazendo tantas coisas tão bem e vamos nos concentrar principalmente nisso. Com certeza queremos melhorar e ser melhores em todas as áreas, mas também com esse sentimento de autoconfiança e convicção de que estamos no caminho certo”.
Mas estará a ansiedade entre os adeptos a reflectir-se nos jogadores? E que impacto isso pode ter?
Viktor Gyokeres marcou 10 gols em todas as competições pelo Arsenal [Getty Images]
Uma das coisas que tem sido criticada sobre o Arsenal de Arteta é que os Gunners não têm um artilheiro claro na Premier League.
Anúncio
Eles contrataram Viktor Gyokeres em um contrato de verão no valor de £ 64 milhões, mas as coisas não deram certo para o atacante e ele marcou apenas cinco gols no campeonato nesta temporada.
Mas os Gunners ainda têm um registo impressionante com o avançado da equipa, apesar dos seus problemas na frente da baliza, e não é apenas o internacional sueco que tem lutado para marcar.
Nenhum membro da linha de frente do Arsenal está em sua melhor forma.
-
Gyokeres – 0 gols sem pênaltis nas últimas 11 partidas na Premier League
-
Bukayo Saka – 0 gols nas últimas 13 partidas em todas as competições
-
Gabriel Martinelli – 0 gols em 13 jogos no campeonato
-
Noni Madueke – 0 gols nas últimas 25 partidas no campeonato
-
Leandro Trossard – um gol nas últimas 11 partidas em todas as competições
“Saka é quem realmente nos surpreendeu”, disse a ex-capitã da Inglaterra Steph Houghton no Monday Night Club.
“Em todos os jogos que ele disputou, você acha que ele tem gols e assistências, mas não ter nenhum nos últimos 13 jogos é uma surpresa.
Anúncio
“Ele é um dos principais jogadores que deve criar e marcar.
“Sempre pensamos que Gyokeres seria a peça que faltava no quebra-cabeça do Arsenal nesta temporada como o número nove.
“Às vezes, o Arsenal se torna um pouco previsível demais. Agora as equipes começaram a resolvê-los. Sinto que eles poderiam ser mais improvisados.”
'Tudo pode desmoronar a qualquer momento'
O Arsenal já foi líder da Premier League nesta fase da temporada três vezes, mas só conquistou o título uma vez, em 2003-04.
A escritora fã da BBC Sport, Laura Kirk-Francis, disse que a sensação de nervosismo se deve aos altos riscos e aos torcedores que sentem que têm algo a perder.
Anúncio
“É uma combinação de algumas coisas, mas certamente há algum trauma residual nas duas temporadas em que nos sentimos no caminho certo para o título e de repente desistimos”, acrescentou ela.
“Por causa disso, acho que estamos todos ansiosos por sinais de que a mesma coisa possa acontecer novamente, daí o grande colapso após o jogo com o Manchester United.”
Com seu último título da liga em 2004 e terminando atrás do Manchester City duas vezes e depois do Liverpool na temporada passada, a história recente não é um bom presságio para o Arsenal quando se trata de um final tenso.
Atualmente, eles estão à frente do City e do Aston Villa após 23 jogos, com o Liverpool 14 pontos atrás, em sexto lugar.
Anúncio
“O nervosismo também vem da sensação de que esta equipe se sente merecedora do título”, disse Kirk-Francis. “Dada a qualidade dos jogadores, o quão consistentes eles têm sido, algumas das atuações no início da temporada – acho que isso despertou um pouco de desespero, o que leva ao nervosismo.
“Eu também diria que há algumas partes da base de fãs que veem esta temporada como agora ou nunca, especialmente com a queda do Liverpool e como o Man City parece instável às vezes.
“O nervosismo vem da sensação de ter algo ao nosso alcance, mas sabendo que tudo pode desmoronar a qualquer momento… e a única pessoa culpada seremos nós mesmos!”
'Somos a melhor equipa desta liga'
O Arsenal é um dos maiores clubes do mundo, com uma base de fãs global, por isso o nervosismo entre os adeptos é sentido tanto dentro do Emirates Stadium como na arena mais ampla, especialmente nas redes sociais.
Anúncio
AFTV no YouTube é um dos canais sinônimo de visualizações de fãs e o fundador Robbie Lyle concorda com Arteta que fãs e jogadores precisam abraçar o desafio de uma corrida pelo título.
“Teremos muito mais jogos desses até o final da temporada”, disse Lyle à BBC Sport em um evento Kick It Out que visa tornar o pub um espaço mais inclusivo para os fãs.
“Todo time pensa 'como podemos parar o Arsenal?' Mantenha-se firme e faça a ansiedade fluir. Isto é o que vai ser de agora até o final da temporada.
“Ainda acho que o Arsenal é bom o suficiente para vencer esta liga, ainda acho que eles vão vencer esta liga. Apenas trate isso como uma lição. Na vida você tem lições. Essa foi uma lição no domingo, agora vá e vença o Leeds e vamos voltar ao caminho certo.”
Anúncio
Como muitos torcedores do Arsenal, a dor de ficar de fora por três anos consecutivos e de não ganhar um troféu desde a Copa da Inglaterra de 2020 é um fator que explica por que as coisas parecem tão desesperadoras.
“Três anos consecutivos ficamos em segundo lugar.” acrescentou Lyle. “Mesmo que eu esteja tentando ao máximo ficar calmo, estou pensando 'ah, não, não vamos fazer isso de novo, vamos?' Eu acho que é apenas uma coisa natural.
“Participei de todos os jogos desta temporada. Somos o melhor time desta liga – basta ir e vencer agora.
“Estamos tentando ajudá-los, mas também estamos nervosos.”