21/11/2024

Ouvidoria-Geral do DF promove participação cidadã e transparência

Para todos os assuntos relacionados ao GDF, a Ouvidoria está sempre a postos, e tem cadastrados mais de 1 milhão de usuários | Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde

Canal de comunicação com a população brasiliense, órgão recebe de 900 a mil manifestações diariamente

A Ouvidoria-Geral do Governo do Distrito Federal (GDF) é o principal canal de diálogo entre a população e o Executivo. Com um sistema integrado, o órgão recebe diariamente de 900 a mil manifestações dos cidadãos, que incluem sugestões, denúncias, reclamações e elogios.  Entre 1º de janeiro e 18 de novembro deste ano, foram registradas mais de 290 mil declarações, superando as 280 mil efetuadas no mesmo período de 2022. O crescimento reflete o empenho em ouvir a sociedade e aprimorar os serviços públicos.

Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas – algo equivalente a um terço da população do DF – estão cadastradas na plataforma da ouvidoria. O cidadão pode fazer um registro em três canais oficiais. O primeiro é o site Participa DF, na internet. Por telefone, também é possível acionar a Central 162, cuja ligação é gratuita e pode ser feita por telefone fixo ou celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h. igualmente se pode fazer registros presencialmente, em umas das ouvidorias do GDF.

A ouvidora-geral do DF, Fernanda Oliveira, explica que não é preciso buscar uma ouvidoria específica para relatar uma demanda. “Para falar sobre o trânsito, por exemplo, não é preciso ir ao Detran ou à Secretaria de Mobilidade: basta registrar pelo 162, pelo site ou em qualquer outra ouvidoria”, indica.  O sistema abrange 90 órgãos e conta com mais de 400 profissionais dedicados.

Inovação e agilidade

9,8 dias

Tempo médio de resposta da Ouvidoria-Geral do DF

Lançado em 2022, o site Participa DF modernizou o processo de registro de manifestações, reduzindo o tempo médio de interação de 15 para seis minutos. A plataforma utiliza inteligência artificial para categorizar as demandas em denúncias, elogios, reclamações ou solicitações, além de sugerir temas relacionados ao conteúdo relatado. As respostas são enviadas por e-mail, e as manifestações ficam disponíveis para acompanhamento.

“Os processos estão muito mais intuitivos”, avalia a ouvidora-geral do DF. “Antes, o cidadão tinha que escolher entre 1.500 assuntos e entender a diferença entre os tipos de manifestação, e hoje quem faz esta parte é o sistema operacional.” O tempo de resposta médio é de 9,8 dias, abaixo dos 20 dias estabelecidos na lei nº 4.896, de 31 de julho de 2012, e na lei nº 6.519, de 17 de março de 2020.

Os dados são agregados para identificar problemas que afetam a maioria das pessoas. Fernanda Oliveira explica: “A ouvidoria, por muito tempo, esteve no lugar de cuidar das demandas do cidadão na sua individualidade. Com a lei nº13.460 do Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos, começamos a trabalhar no processo de mostrar que a ouvidoria não é um lugar de reclamação, mas de melhoria de serviços. Somos um órgão que conhece o problema e pode ajudar a construir a solução”.

Demandas

“Antes, o cidadão tinha que escolher entre 1.500 assuntos e entender a diferença entre os tipos de manifestação, e hoje quem faz esta parte é o sistema operacional”

Fernanda Oliveira, ouvidora-geral do DF

Para fortalecer a relação com o cidadão, os ouvidores, além de respeitarem o tempo limite de resposta, entram em contato quando as demandas são solucionadas. “Imagine que você pede a pavimentação de um trecho próximo à sua casa”, exemplifica a ouvidora-geral. “Nós verificamos com o órgão responsável que a região está no cronograma para ser atendida daqui a 40 dias. Passamos essa resposta, seguindo a lógica de que temos que responder em 20 dias, mas quando a obra é feita, nós voltamos e comunicamos isso também”.

No segundo trimestre deste ano, o relatório da Ouvidoria-Geral do DF mostrou aumento de 5% nos elogios aos serviços governamentais, queda de 7% nas reclamações e alta de 44,4% nas denúncias, em relação ao trimestre anterior. Os assuntos mais demandados foram vagas para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), seguido de pautas sobre servidor público, buracos e atendimentos de saúde. Os dados também podem ser conferidos no Painel de Ouvidoria do DF.

Resultados

A atuação da Ouvidoria-Geral do DF é referência nacional na promoção da transparência e participação cidadã. Desenvolvido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o site Participa DF conquistou o terceiro lugar na categoria três do 28º Prêmio de Inovação em Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação da categoria, voltada para inovação em serviços ou políticas públicas, contou com a participação de mais de 400 projetos de todo o Brasil.

Neste ano, o Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública premiará iniciativas de aperfeiçoamento das cartas de serviços dos órgãos. Os materiais listam o que é ofertado por cada setor, facilitando a jornada do cidadão na resolução de demandas.

“Em 2015, conseguimos publicar as cartas de serviços do governo, e agora queremos que tenham uma linguagem mais simples e que conversem com o público de forma personalizada”, defende Fernanda Oliveira. Foram recebidas 22 propostas, que serão avaliadas pelos laboratórios de inovação do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Informações

Na hora de registrar uma ouvidoria, é essencial que o relato tenha informações que possam identificar local, pessoas ou situações. Quanto mais detalhes forem incluídos no relato, mais haverá o que fazer em relação ao pedido.

O cidadão também pode anexar arquivos de fotos, vídeos, áudios ou documentos. Assim, o registro segue diretamente para o órgão responsável pelo assunto, que vai analisar, providenciar a solução para o problema e, então, encaminhar a resposta à pessoa.

Tribuna Livre, com informações da Ouvidoria Geral do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Congresso de inovação e pesquisa traz novidades para a saúde pública
Congresso de inovação e pesquisa traz novidades para a saúde pública
Atletas de ginástica artística do CEM Setor Leste disputarão finais por aparelhos
Atletas de ginástica artística do CEM Setor Leste disputarão finais por aparelhos
Saúde Mais Perto do Cidadão leva segunda estrutura de atendimento especializado ao Riacho Fundo
Saúde Mais Perto do Cidadão leva segunda estrutura de atendimento especializado ao Riacho Fundo
Espaços Acolher ultrapassam 9,5 mil atendimentos psicossociais de situações de violência familiar
Espaços Acolher ultrapassam 9,5 mil atendimentos psicossociais de situações de violência familiar
Ex-administrador do Paranoá, Sergio Damasceno morre, aos 50 anos
Ex-administrador do Paranoá, Sergio Damasceno morre, aos 50 anos
Esplanada dos Ministérios será interditada para visita do presidente da China ao Brasil
Esplanada dos Ministérios será interditada para visita do presidente da China ao Brasil
Divulgado resultado da seleção de projetos voltados a pessoas idosas
Divulgado resultado da seleção de projetos voltados a pessoas idosas
Hospital da Criança de Brasília alia tecnologia e humanização nos exames de imagem
Hospital da Criança de Brasília alia tecnologia e humanização nos exames de imagem
DF estreia no triatlo nos Jogos da Juventude com aluna da rede pública
DF estreia no triatlo nos Jogos da Juventude com aluna da rede pública
Expo Favela Brasília reúne empreendedores para promover a economia criativa do DF
Expo Favela Brasília reúne empreendedores para promover a economia criativa do DF
DF encerra primeira fase dos Jogos da Juventude 2024 com nove medalhas
DF encerra primeira fase dos Jogos da Juventude 2024 com nove medalhas
Dia Nacional de Combate à Tuberculose alerta para a importância do tratamento
Dia Nacional de Combate à Tuberculose alerta para a importância do tratamento

Incêndio atinge Igreja da Assembleia de Deus em Goiânia

Segundo o Corpo de Bombeiros, não tinha ninguém dentro da igreja no momento do incêndio e o local sofreu apenas danos estruturais Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua 1040, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O caso aconteceu nesta quarta-feira (20/11). Segundo

Leia mais...

EUA se movimenta para fechar cerco contra Maduro

Os Estados Unidos estão se movimentando para apertar o cerco sobre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reconhecendo o opositor Edmundo González Urrutia como “presidente eleito” e com um projeto de lei comercial chamado Bolívar, para desgosto de Caracas. Em uma mensagem na rede social X, o chefe da diplomacia

Leia mais...

Ex-administrador do Paranoá, Sergio Damasceno morre, aos 50 anos

Serginho, como era popularmente conhecido, esteve à frente da administração regional durante o primeiro mandato de Ibaneis Rocha. Ele também integrou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Ex-administrador do Paranoá e profissional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Sergio Damasceno, 50 anos, morreu nesta terça-feira

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.