10/11/2025

Pacheco engrossa o tom após Zanin conceder liminar favorável ao governo

Pacheco engrossou o tom, criticou a decisão e prometeu um contragolpe. - (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Segundo presidente do Senado, o governo federal “erra ao judicializar a política e impor suas próprias razões, num aparente terceiro turno de discussão sobre o tema”. Ele pretende se reunir com a consultoria e advocacia do Senado nesta sexta-feira (26/4). Outros parlamentares engrossaram o coro

Poucas horas depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin conceder, nesta quinta-feira (25/4), liminar favorável ao governo em relação aos questionamentos da desoneração da folha, cujo veto foi derrubado pelo Legislativo, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), engrossou o tom, criticou a decisão e ainda prometeu um contragolpe.

“O governo federal erra ao judicializar a política e impor suas próprias razões, num aparente terceiro turno de discussão sobre o tema da desoneração da folha de pagamento. Respeito a decisão monocrática do ministro Cristiano Zanin e buscarei apontar os argumentos do Congresso Nacional ao STF pela via do devido processo legal”, escreveu Pacheco, nas redes sociais. O senador disse que tomará “providências políticas que façam ser respeitada a opção do Parlamento pela manutenção de empregos e sobrevivência de pequenos e médios municípios”.

O senador, que também preside o Congresso, informou que, nesta sexta-feira (26/4), no primeiro horário, vai se reunir com a consultoria e a advocacia do Senado para tratar do tema. “Uma reunião de líderes do Senado também será convocada extraordinariamente”, completou.

Angelo Coronel (PSD-BA), senador indicado para ser o relator do Orçamento de 2025 no Congresso, engrossou o coro com Pacheco e afirmou que sobre a ação impetrada pelo governo no STF contra a desoneração da folha, prorrogada pelo Congresso até 2027. “Em primeiro lugar tenho que registrar que foi uma grande falta de respeito do governo para com o Congresso Nacional essa ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) – impretada pela Advocacia-Geral da União (AGU) na quarta-feira (24/4)”, escreveu, em nota.

“O Congresso votou essas matérias com apoio da ampla maioria dos parlamentares. O governo prega a paz e a harmonia e age com beligerância. Sem dúvidas poderá haver prejuízo grande com perspectiva de desemprego por parte dos 17 segmentos que mais empregam no Brasil”, disse o senador. “Esperamos que a maioria do STF derrube essa ADI proposta pelo governo federal que não acatou a decisão da maioria esmagadora da casa das leis”, complementou.

Críticas de frente parlamentar

Assim como Pacheco, o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), não poupou críticas à judicialização da prorrogação da desoneração da folha e alertou para o aumento das tensões entre os Poderes Legislativo e Executivo.

“Como já era esperado, o governo federal decidiu questionar judicialmente a lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos, na medida em que não conseguiu conquistar a vitória que desejava em plenário. Não foi vitorioso na primeira votação, como também foi derrotado na apreciação dos vetos presidenciais e, por fim, no insucesso da Medida Provisória 1.202/24”, escreveu o parlamentar, em nota, citando a MP da reoneração da folha, publicada no fim de dezembro do ano passado, mas que Pacheco ameaçou devolver e o governo prometeu enviar em separado um projeto de lei das medidas complementares.

De acordo com Passarinho, “não há dúvidas de que o movimento do Executivo contribuirá para prolongar o tensionamento nas relações com o Legislativo, que fez valer em cada um dos votos no Congresso o anseio da sociedade civil organizada, que procura segurança jurídica e redução do Custo Brasil para gerar empregos e renda”. “Nesse sentido, a judicialização da política simboliza um retrocesso em termos sociais e econômicos”, acrescentou.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.