04/11/2025

Palestino vencedor de Oscar é espancado por colonos judeus e preso por soldados israelenses

Palestino vencedor de Oscar é espancado por colonos judeus e preso por soldados israelenses - (crédito: BBC Geral)

Hamdan Ballal foi espancado por colonos antes de ser levado embora, disse seu codiretor do documentário ‘Sem Chão’.

O cineasta palestino que venceu o Oscar deste ano na categoria de Melhor Documentário foi atacado por colonos israelenses, segundo ativistas que testemunharam o evento, e depois foi detido pelo exército israelense.

Hamdan Ballal, um dos quatro codiretores do documentário Sem Chão, teve sua casa na Cisjordânia ocupada por Israel cercada por colonos durante um ataque na segunda-feira, de acordo com o grupo Center for Jewish Nonviolence.

O israelense Yuval Abraham, codiretor do filme, disse que Ballal foi espancado e levado por soldados enquanto estava em uma ambulância. As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que nenhum palestino foi detido em uma ambulância.

Sem nomear Ballal, as FDI disseram que três palestinos e um israelense foram detidos após serem suspeitos de “atirar pedras” contra as forças de segurança.

Cinco ativistas judeus americanos disseram que cerca de uma dúzia de colonos mascarados organizaram um ataque na vila de Susya.

Os ativistas disseram que foram até a aldeia para documentar o incidente e que eles próprios foram atacados, com colonos quebrando as janelas dos carros e os socando e batendo com pedaços de pau.

Há relatos de que a casa de Ballal foi cercada pelos colonos.

Yuval Abraham, o diretor israelense que ganhou o Oscar este mês ao lado de Ballal, disse que pessoas ficaram feridas e propriedades foram destruídas no ataque.

Um ativista disse à BBC que havia reclamado aos soldados israelenses que eles estavam sob ataque.

Eles disseram que o exército inicialmente observou o ataque e só se aproximou quando o ataque ao carro já havia acabado.

Os soldados se recusaram a perseguir os colonos, deixando-os livres para atacar casas do outro lado da colina, disse o ativista.

O exército israelense confirmou que soldados das FDI e a polícia israelense chegaram para dispersar o confronto.

Eles disseram que pedras foram “atiradas” contra as forças de segurança.

“Em resposta, as forças prenderam três palestinos suspeitos de atirar pedras contra eles, bem como um civil israelense envolvido no confronto violento”, disse a FDI.

“Os detidos foram levados para interrogatório pela polícia de Israel. Um cidadão israelense ficou ferido no incidente e foi evacuado para receber tratamento médico.”

O filme Sem Chão — que ganhou o prêmio de melhor documentário no Oscar deste ano — acompanha a história de Masafer Yatta, uma comunidade de cerca de 20 vilas, e a amizade entre Adra e Abraham.

Israel ocupa a Cisjordânia desde 1967. Os assentamentos israelenses no território são considerados ilegais pela lei internacional, embora Israel conteste isso.

Eles se expandiram nos últimos 55 anos, tornando-se um ponto focal de violência e reivindicações conflitantes por terras.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em 2023, a violência dos colonos contra civis palestinos na Cisjordânia aumentou.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Leia também
Sabino desafia cúpula do União para continuar no governo Lula
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
SEI GDF completa 10 anos
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Novo diz que Van Hattem sofre perseguição após motim na Câmara
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
MUN
Pai pula no mar para salvar filha de 4 anos que caiu de cruzeiro da Disney 
Zucco aciona Conselho de Ética contra Erika Hilton por nomear maquiadores
Zucco aciona Conselho de Ética contra Erika Hilton por nomear maquiadores
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso após furtar academia em Goiânia
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso após furtar academia em Goiânia
Homem é preso por atos obscenos em frente a colégio no Jardim Balneário Meia Ponte

Água Quente ganha nova creche parceira do GDF

Creche Rouxinol destaca-se como ponto de apoio fundamental para famílias da região administrativa A mais nova região administrativa do Distrito Federal, Água Quente celebrou a abertura de uma nova unidade escolar parceira. A Creche Rouxinol iniciou as atividades no dia 7 de outubro e vem proporcionando muito mais que educação,

Leia mais...

PEC da Segurança: Motta diz que comissão vota no início de dezembro

Relator, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), quer apresentar relatório na segunda quinzena de novembro O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira (30/10) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública será votada na comissão especial no início de dezembro. “Cobramos um cronograma e eles

Leia mais...

Congresso aprova MP do setor elétrico que prevê abertura do mercado

Com a medida, todos os consumidores poderão escolher livremente seus fornecedores até 2028, modelo semelhante ao da telefonia. Texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção do presidente Lula O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (30/10), a Medida Provisória (MP) que reformula as regras do setor elétrico brasileiro.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.