O meio-campista do West Ham, Lucas Paquetá, foi transferido para seu primeiro clube, o Flamengo, por mais de 41 milhões de euros (£ 35,5 milhões).
O jogador de 28 anos, que passou pelas categorias de base do clube brasileiro, chegou aos Hammers vindo do Lyon em 2022 e fez 139 partidas, marcando 23 gols e dando 15 assistências.
Anúncio
Paquetá recebeu permissão para voar para seu país de origem no início desta semana para fazer a mudança permanente antes do prazo final de transferência, em 2 de fevereiro.
O West Ham estava aberto a um acordo que faria com que o internacional brasileiro permanecesse no Estádio de Londres por empréstimo pelo resto da temporada, mas o Flamengo pressionou por uma mudança definitiva e assinou um contrato até dezembro de 2030.
Paquetá, que tinha 18 meses restantes de contrato com os Hammers, jogou 18 vezes na Premier League nesta temporada e marcou quatro gols.
A equipa de Nuno Espírito Santo está atualmente no terceiro lugar da tabela, a cinco pontos da segurança, e visita o Chelsea no sábado (17h30 GMT).
Anúncio
Paquetá 'um jogador especial, uma pessoa especial'
O West Ham venceu três partidas consecutivas pela primeira vez desde 2023 sem Paquetá, mas o técnico Nuno disse que o brasileiro tem sido um jogador importante para o clube.
“Para mim, Lucas é um jogador especial, uma pessoa especial, é um número 10”, acrescentou.
“Acho que tudo poderia ser diferente, mas as circunstâncias são o que são.
“Ele queria ir para o Brasil, e você segue em frente, sabendo que ele é uma pessoa especial e um jogador especial e desejamos a ele tudo de bom.
No verão passado, Paquetá foi inocentado das acusações de manipulação de dados por uma comissão reguladora independente – quase dois anos depois de a Federação de Futebol ter iniciado uma investigação sobre ele.
Anúncio
Ele enfrentava a perspectiva de uma suspensão vitalícia se fosse considerado culpado, mas a comissão reguladora concluiu que as quatro acusações contra ele “não foram provadas”.
Em dezembro, Nuno revelou que Paquetá ainda estava afetado pela investigação das acusações que lhe eram apresentadas.
Em comunicado divulgado na quarta-feira, o West Ham disse que deseja retornar ao Brasil por motivos pessoais e familiares, já que a espera de dois anos por uma resolução lhe causou “tensão mental significativa”.
Por que Paquetá queria voltar para casa
Com esta mudança, Paquetá cumpriu a sua ambição de longa data ao regressar ao seu país natal, o Brasil.
Ele já havia parecido estabelecido no futebol inglês, tendo sido objeto de uma oferta de £ 80 milhões do Manchester City em 2023. No entanto, acusações relacionadas a suposta correção pontual fizeram o negócio fracassar, ameaçaram sua carreira e contribuíram para uma queda na forma.
Anúncio
Pessoas próximas a Paquetá dizem que sua saúde mental foi prejudicada, ele perdeu a fé nas autoridades do futebol inglês e começou a ansiar por voltar para casa.
Em meio a vínculos com o Flamengo, no final de dezembro de 2024, ele citou uma música, Vem Me Buscar, da dupla gospel brasileira Jefferson e Suellen. A letra é traduzida como “Não sou daqui, voltarei para casa, ele vem me buscar e com ele eu irei”.
Embora Paquetá tenha eventualmente limpo seu nome, ele continuou pressionando por um retorno ao Brasil.
As negociações entre West Ham e Flamengo começaram no dia 23 de dezembro, lideradas pelo diretor esportivo José Boto, e foram concluídas no dia 28 de janeiro. O Flamengo foi inicialmente solicitado a pagar cerca de £ 52 milhões, mas negociou o preço para £ 35,5 milhões – uma taxa recorde paga por um clube brasileiro.
Anúncio
O West Ham estava disposto a ser flexível no preço, mas queria que Paquetá permanecesse emprestado até o final da temporada para ajudá-lo a evitar o rebaixamento. No entanto, ele sentiu que havia ultrapassado o tempo em Londres e seus representantes garantiram seu retorno ao Rio de Janeiro.
Com o tempo, Paquetá provavelmente será lembrado com carinho no West Ham, tendo ajudado o time a vencer a Europa Conference League, permanecido ativo pela seleção brasileira durante sua passagem e desempenhado um papel fundamental em um dos times mais fortes do clube nos últimos anos sob o comando do ex-técnico David Moyes.