Restrições orçamentárias dificultam decoração natalina especial em vários pontos da cidade
O último Natal da gestão Rogério Cruz (Solidariedade) em Goiânia será mais discreto e menos colorido do que o dos anos anteriores. Enfrentando dificuldades financeiras e sob um decreto que limita os gastos públicos, a Prefeitura optou, até o momento, por uma decoração natalina reduzida, com apenas uma intervenção: o tradicional túnel de luzes na Avenida Tamandaré, que será montado por servidores da Secretaria de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra).
A decisão de limitar a decoração natalina marca o fechamento de um ciclo que, para muitos, traz à tona as dificuldades enfrentadas pela atual gestão. Rogério Cruz, que ficou em sexto lugar nas últimas eleições, encerra seu mandato em meio a um cenário de restrição orçamentária. Há muitas dúvidas sobre o tamanho do défict do Paço Municipal e o prefeito eleito Sandro Mabel (UB), chegou até a colocar em dúvida se o pagamento da folha dos servidores seria feito no último bimestre de 2024. Rogério Cruz nega.
Em 2023, Goiânia foi palco de uma série de intervenções de Natal que transformaram a cidade. A decoração incluiu uma árvore de Natal flutuante de 21 metros no Parque Vaca Brava e uma ampla iluminação em outros pontos turísticos e praças da cidade, como o Lago das Rosas. Neste ano, porém, o contexto financeiro diferente não permitiu uma celebração do mesmo porte. O resultado eleitoral ainda impôs um clima de “fim de festa” que não permite tantas cores.
Servidores da Secretaria de Infraestrutura vão trabalhar para garantir que o túnel de luzes na Avenida Tamandaré esteja concluído e iluminado no início de dezembro, buscando ao menos manter uma tradição simbólica para a cidade.
Tribuna Livre, com informações da Prefeitura de Goiânia