19/12/2025

Pavimentação transforma acesso à Escola Classe Jardim dos Ipês, em Arapoanga

A pavimentação vai melhorar o caminho das crianças até a escola | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Alunos e servidores comemoram fim da poeira no caminho para o centro de ensino; obra era reivindicação antiga da comunidade

A pavimentação da estrada que leva à Escola Classe Jardim dos Ipês, em Arapoanga, chegou à reta final. O asfalto já foi concluído e as obras estão em fase de colocação de meios-fios. Na próxima fase, será construída uma ciclovia. A benfeitoria era uma reivindicação antiga da comunidade escolar já que a poeira, em época de estiagem, e lama, durante as chuvas, atrapalhavam o acesso ao centro de ensino que, atualmente, tem 115 alunos.

A obra é uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com investimento de R$ 1,1 milhão. Segundo o administrador regional de Arapoanga, Sérgio de Araújo, o serviço será totalmente finalizado até o fim de agosto. “As crianças que vêm da cidade para cá – cerca de 700 m – sempre chegavam à escola reclamando da situação, devido a poeira no período de seca. Quando chegava novembro, [enfrentava] muita lama”, relata. Araújo conta também que, todos os anos, quando começavam as chuvas, a administração tinha que executar reparos paliativos com trator.

Segundo Keila Bento, engenheira do DER-DF responsável pela obra, as fases de terraplanagem e pavimentação foram concluídas em dois meses. “É uma obra importante por ser o acesso a uma escola, e as crianças ficarão mais assistidas. Com essa pavimentação, os alunos terão mais qualidade no caminho até o centro de ensino”, informa. “O serviço transcorreu sem problemas, o que propiciou a celeridade na execução”, celebra.

População comemora

Os depoimentos de quem trabalha ou estuda no local comprovam o desconforto que vai ficar para trás. O diretor da escola, Jefferson Soares da Rocha, comemora a pavimentação da estrada. “Além de trazer segurança, traz conforto para os alunos, porque, com estrada de terra, havia certa dificuldade no transporte com a pista irregular, as crianças não tinham conforto no ônibus. A pista vai trazer conforto e segurança para eles ”, comenta. Segundo Rocha, além dos alunos, os servidores da escola também comemoram. “Era algo esperado por toda a comunidade”, afirma.

 A aluna Tainá dos Santos, por sua vez, conta que a poeira afetava a saúde dela. “Antes era muita poeira e eu ficava com alergia. Entrava bastante poeira no carro”, afirma. “Acho que vai ser mais acessível para as pessoas virem aqui. E os ônibus não ficarem balançando tanto”, acrescenta.

Outro aluno, Miguel Nestor Leal de Oliveira, diz que chegou a passar mal no ônibus que o leva à escola. “O ônibus chocalhava bastante e já cheguei a passar mal porque a gente comia na hora da de ir e balançava muito”, afirma.

A professora Lindaura Pinheiro Nunes de Castro confirma que as condições da estrada afetavam a saúde dos alunos. “Antes, quando não tínhamos pavimentação asfáltica, era um problema bem grande de higiene pessoal e de saúde para os nossos alunos. Em especial neste tempo de seca, que tinha muita poeira, muita terra e as crianças sofriam muito com problemas respiratórios”, relata.

“Agora, acredito que melhore tanto a questão da saúde, da higiene, das crianças, assim como da acessibilidade ao local. Muitos pais tinham dificuldades de vir à escola em razão da falta de asfalto. […]  A pavimentação vai contribuir tanto para a nossa escola quanto para a comunidade que mora na região”, conclui.

Os reflexos dos problemas com as condições de trafegabilidade da via vão além. A servidora Kellen Cristina dos Anjos Vigilato trabalha há 4 anos na cozinha da escola. Ela conta que a poeira que vinha da estrada dificultava a limpeza do espaço. “A gente precisava lavar a cozinha o tempo todo por causa da poeira. Agora ficou bem mais fácil a manutenção”, afirma.

O investimento da obra é de R$ 1,1 milhão, verba de emenda parlamentar do deputado distrital Pepa. Para o parlamentar, “é importante sempre investir nos caminhos das escolas e facilitar a vida dos alunos”, afirma.

Núcleo Rural Córrego do Atoleiro

A Administração Regional de Arapoanga trabalha também na manutenção de uma via não pavimentada, com 1 km de extensão, no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro. Os trabalhos visam melhorar o tráfego de veículos na região beneficiando moradores e estudantes, já que pela via passam ônibus escolares. A manutenção é feita anualmente para assegurar melhores condições de tráfego à comunidade.

Segundo o administrador Sérgio de Araújo, trata-se de uma via onde agricultores escoam seus produtos. “Procuramos dar atenção agora, durante a seca, para que, no período de chuvas, os moradores não sofram com buracos”, comenta.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Leia também
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em veículos Alternativos
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar.
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais

Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.

Caso envolvendo portal jornalístico evidencia falhas administrativas e reacende debate sobre profissionalismo na comunicação institucional Não é intenção deste texto denegrir pessoas ou instituições específicas, mas tampouco é possível silenciar diante das falhas recorrentes no trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação – DICOM, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no

Leia mais...

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.