13/11/2025

Perda dos celulares de investigados no8/1 preocupa Gonet por risco de anular provas

Reprodução

Preocupação com nulidade de provas mobiliza procuradores; aparelhos sumiram após perícia da PF

Após a revelação da perda de celulares e um notebook pertencentes a dois oficiais da PMDF investigados na Ação Penal 2.417, que apura omissões durante os atos de 8 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República passou a buscar ativamente os equipamentos, segundo fontes com conhecimento direto da apuração. A preocupação da PGR gira em torno da possibilidade de nulidade das provas, o que poderia impactar diretamente a sustentação do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a Polícia Federal tem adotado postura de tranquilidade nos bastidores, sob o argumento de que os bens não estavam mais sob sua guarda no momento do extravio. A responsabilidade pela guarda final dos equipamentos teria sido transferida para a PGR após a realização de perícias.

A corrida da PGR para localizar os dispositivos ocorre em meio a alertas de especialistas sobre os riscos jurídicos da falha. O jurista Pedro Serrano, ouvido pela reportagem, considera o episódio grave e defende investigação rigorosa. “Olha, precisa ser feita uma investigação rigorosa, porque isso não é normal, isso tem um indício de que pode ter havido um ato doloso”, afirmou.

Perda dos celulares quebra cadeia de custódia

Serrano também aponta que o caso pode comprometer o valor probatório dos itens extraviados: “Essas provas não podem ser utilizadas para fim de condenação de ninguém, a meu ver”. Segundo ele, trata-se de uma quebra clara da cadeia de custódia, o que compromete sua validade jurídica. “Inclusive, porque beneficia muito investigados que eventualmente, não estou dizendo que são, que eventualmente tenham cometido algum ilícito, porque as provas são nulas, não podem ser usadas mais”, completou.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes determinando explicações da PF e da PGR deu início à fase de esclarecimentos, com prazos de cinco dias para manifestação de ambos os órgãos. O caso tem potencial de ampliar o desgaste institucional e jurídico sobre a forma como o Estado brasileiro trata provas em processos sensíveis.

A reportagem segue acompanhando as movimentações da PGR e da PF e tentará ouvir novas manifestações das defesas envolvidas.

Tribuna Livre, com informações da Procuradoria-Geral da República (PGR)

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.