Investigações apontaram indícios de funcionários fantasmas
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10), a Operação Contracheque Fantasma, com o objetivo de apurar possíveis fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município de Jauru, interior de Mato Grosso. Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.
Jauru é comandado pelo prefeito Valcedi José de Souza, o Passarinho (UB), que foi reeleito em 2024, enquanto a Secreteria Municipal de Educação é chefiada por Jaiani Rodrigues Pereira. As investigações começaram após denúncia feita por uma vereadora da cidade, que apontou divergências entre os valores informados ao governo federal e os pagamentos realizados aos profissionais da educação.
Uma análise realizada com base no portal da transparência municipal identificou uma diferença de aproximadamente R$ 1,1 milhão entre janeiro de 2022 e junho de 2023. Também foram encontrados indícios da existência de “funcionários fantasmas”, ou seja, pessoas que constam na prestação de contas, mas não aparecem nos registros oficiais de transparência.
Além disso, foram detectadas irregularidades na gestão dos recursos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que dificulta o controle e a rastreabilidade dos valores recebidos. Os envolvidos poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos. A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar os fatos e identificar todos os responsáveis.
Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal