PF investiga fraude bancária e cumpre mandados contra grupo que aplicava golpes na Caixa

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (20/1), dois mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação voltada à repressão dos crimes de associação criminosa e estelionato praticados contra a Caixa Econômica Federal.

As diligências fazem parte de uma série de inquéritos policiais que apuram a atuação de um grupo suspeito de utilizar documentos falsos, em nome de terceiros, para a abertura de contas bancárias na Caixa e a contratação de empréstimos fraudulentos. O esquema era concentrado principalmente no eixo Jacareí–Taubaté.

De acordo com a investigação, após a liberação dos valores, os recursos eram rapidamente transferidos para contas de “laranjas”, conhecidas como contas de passagem, e posteriormente sacados por integrantes da quadrilha. Somente nessa região, o prejuízo causado à instituição financeira ultrapassa R$ 500 mil.

Nesta fase do trabalho, iniciado em junho de 2023, a Polícia Federal teve como alvos duas pessoas identificadas como responsáveis diretas pelo uso dos documentos falsos para abertura das contas e contratação dos empréstimos.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos falsificados. O material será submetido à perícia e análise, com o objetivo de identificar outros integrantes da associação criminosa e aprofundar o mapeamento do esquema fraudulento.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress