10/11/2025

PL prioriza indicação de Eduardo Bolsonaro para comissão após pedido do PT ao STF

Dep. Eduardo Bolsonaro (PL - SP) - (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O Partido dos Trabalhadores foi ao STF pedir a apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro, indicado pelo PL para assumir à presidência da Comissão de Relações Exteriores

O Partido Liberal (PL) decidiu priorizar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) para presidir a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). O movimento se intensificou após o Partido dos Trabalhadores (PT) solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a apreensão do passaporte do parlamentar. A legenda bolsonarista vê a manobra do PT como uma tentativa de barrar Eduardo e agora transformou a nomeação em “prioridade máxima”.

O Partido dos Trabalhadores pediu a apreensão do passaporte do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, na última semana, por supostamente o parlamentar realizar viagens internacionais para instigar políticos norte-americanos contra o STF.

 O líder da oposição no Congresso, deputado Zucco (PL) explicou a estratégia do partido: “Devido à sua vasta experiência na área internacional e ao reconhecimento que possui entre líderes e instituições estrangeiras, Eduardo Bolsonaro possui um currículo sólido, com formação e especializações voltadas para temas de segurança, relações internacionais e comércio exterior. O partido entende que a presença na presidência da CREDN fortalecerá a defesa dos interesses nacionais”, afirmou Zucco.

Segundo o deputado, a indicação de Eduardo para a CREDN sempre foi uma prioridade para o partido. No entanto, o pedido do PT para apreensão do passaporte acendeu um alerta dentro do partido, que agora aposta no filho do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro como peça-chave.

Zucco reforçou, dizendo: “O pedido do PT para apreensão do passaporte de Eduardo é um movimento claro político”, afirmou. Além disso, ele destacou que as ações internacionais de Eduardo tem sido para denunciar “abusos cometidos pelo judiciário brasileiro” contra políticos de direita.

A disputa pela CREDN não é apenas simbólica. A comissão tem um papel fundamental na análise de tratados e acordos internacionais, incluindo os acordos entre Brasil e China assinados durante o G20, realizado no Rio de Janeiro em novembro do ano passado. O PT, por sua vez, quer evitar que Eduardo utilize o espaço para tensionar as relações diplomáticas do Brasil e atacar o governo.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, foi direto ao afirmar que os petistas não aceitarão Eduardo na presidência da CREDN. Segundo ele, o receio é que o deputado utilize a comissão contra o STF e prejudique interesses nacionais em relação a governos estrangeiros.

“Nós fizemos esse movimento mesmo para evitá-lo na CREDN. Aceitamos qualquer nome, menos o dele. O dele só se for sem passaporte”, declarou Lindbergh ao pedir apreensão do passaporte de Eduardo.

Caso Eduardo Bolsonaro assuma a presidência da CREDN, Zucco adiantou que as principais pautas do deputado serão voltadas para a soberania nacional, a transparência dos acordos internacionais e o fortalecimento das relações diplomáticas com países que compartilham valores democráticos e de livre mercado.

O PL, por ser o partido com a maior bancada da Câmara, tem direito a escolher as duas primeiras presidências das comissões permanentes da Casa. A expectativa é que, além da CREDN, o partido também pleiteie o comando da Comissão de Saúde e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A decisão final sobre as indicações deve ser oficializada até a próxima quinta-feira (13).

Tribuna Livre, com informações do Partido Liberal (PL)

Leia também
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.