28/09/2024

Planaltina realiza a etapa regional do 13º Circuito de Ciências

Os 20 melhores projetos das feiras promovidas nas escolas da CRE de Planaltina foram expostos na etapa regional do 13º Circuito de Ciências | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Além dos projetos, uma novidade do evento foi a presença do recém-inaugurado Planetário Móvel da UnB

Os estudantes das 69 escolas e 14 creches da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina tiveram a oportunidade de conhecer, nessa quarta-feira (25), os 20 melhores projetos das feiras de ciências promovidas nas escolas desde o começo de 2024. Isso porque a etapa regional do 13º Circuito de Ciências da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) chegou à cidade, no Centro Educacional (CED) Stella dos Cherubins Guimarães Trois.

O tradicional Circuito de Ciências da SEEDF funciona assim: as escolas de cada uma das 14 regionais de ensino promovem feiras de ciências, apresentando os projetos desenvolvidos desde o começo do ano letivo. Nestes eventos, são escolhidos os melhores projetos, que concorrem, então, na etapa regional, para selecionar quais pesquisas participarão da etapa distrital, em novembro.

“Quando a gente fala de Circuito de Ciências, a gente fala de iniciação científica, de instigar o estudante, para que ele veja que ninguém faz nada sem ciência”

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

Diante das mudanças climáticas intensas pelas quais o mundo passa, a SEEDF promoveu o debate com a temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

“O Distrito Federal está sofrendo, junto ao restante do Brasil, com queimadas criminosas em um momento de seca estendida. Infelizmente, as gerações anteriores não tiveram o cuidado de preservar a natureza exuberante do nosso país. Os estudantes aqui presentes, que são a nova geração, estão desenvolvendo a responsabilidade de cuidar do que ainda existe, e de preservar e reconstruir o que já foi destruído”, ponderou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Estiveram presentes na feira cerca de 2 mil visitantes, entre expositores e alunos de todas as escolas da CRE de Planaltina, que tem o segundo maior contingente de estudantes do DF

A gestora visitou os estandes para conhecer os diferentes projetos apresentados. “É uma alegria muito grande estar aqui em Planaltina. Quero saudar meus colegas, professores, que são a base dos projetos que estão aqui hoje. Quando a gente fala de Circuito de Ciências, a gente fala de iniciação científica, de instigar o estudante, para que ele veja que ninguém faz nada sem ciência”, declarou.

Protagonismo

Estiveram presentes na feira cerca de 2 mil visitantes, entre expositores e alunos de todas as escolas da CRE de Planaltina, que tem o segundo maior contingente de estudantes do DF, atrás apenas de Ceilândia. Raíssa Monteiro, coordenadora da Regional de Ensino de Planaltina, acredita que a iniciação científica leva o trabalho pedagógico para a comunidade que a escola atende, promovendo o protagonismo dos jovens.

“Nossos estudantes aprendem a atuar na área de ciências e tecnologia, e podem ver que o tema está em nossa cidade e em nosso dia a dia. É extremamente importante que eles possam mostrar sua criatividade, com o apoio dos professores e a participação de toda a comunidade escolar, aumentando o engajamento de todos”, disse Raíssa.

Biomas

Os projetos apresentados exploraram os diferentes biomas do Brasil. A professora de ciências Crislane Rocha, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 3 de Planaltina, orientou seus alunos em um trabalho de educação ambiental chamado “O protagonismo juvenil para a recuperação do Bioma Pampas: o caso do Rio Grande do Sul”. A iniciativa trabalha a redução de danos de catástrofes ambientais, consequência de eventos climáticos extremos, como o ocorrido neste ano, no Sul do Brasil.

“Devido às fortes chuvas na região, que causaram aquele desastre, milhares de vidas foram afetadas. Os nossos alunos, tendo em vista as pesquisas realizadas, desenvolveram conhecimento a respeito do assunto e decidiram trabalhar ideias de prevenção das enchentes e de redução de danos, para melhorar a vivência da população após as inundações”, detalhou a professora.

O trabalho abordou ainda o bioma Cerrado, ao buscar por um padrão de redução de danos que possa ser utilizado para remediar os efeitos das queimadas. O grupo desenvolveu eco cápsulas feitas de gelatina, contendo sementes, de fácil absorção pelo solo. O material visa gerar nutrientes suficientes para dar àquelas espécies de árvores condições de germinar, promovendo o reflorestamento em regiões degradadas pelos incêndios florestais.

A estudante Alice Martins Pereira, 11 anos, disse que essa foi sua primeira participação no Circuito de Ciências. “Foi muito emocionante participar, estou super feliz. Pesquisamos como diminuir os efeitos das catástrofes naturais, um tema muito importante. Em relação às queimadas do Cerrado, o projeto trouxe uma solução com as eco cápsulas, que podem ser semeadas com a ajuda de drones”, explicou Alice.

Escola nas estrelas

Além dos projetos, uma novidade da etapa regional de Planaltina nesse ano foi a presença do recém-inaugurado Planetário Móvel do campus da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina. Paulo Brito, professor de Física e Astronomia da UnB, que atua no curso de Ciências Naturais, recepcionou os alunos que visitaram o grande inflável, montado na entrada do evento.

“Esse é um projeto de extensão da UnB, chamado Escola nas Estrelas, que já tem 16 anos e a gente trabalha com divulgação de astronomia e ciências em geral, mas principalmente o conceito de astronomia e cosmologia. No novo Planetário Móvel, inaugurado há quatro meses, projetamos filmes que representam a posição das estrelas e dos planetas no céu”, contou o professor universitário.

Na etapa regional do Circuito em Planaltina, foram apresentados os filmes Krunka e o Foguete Mágico e Viajando pelo Sistema Solar, para os alunos mais jovens. Já para os estudantes do ensino médio, havia um software estelário que simulava a posição das estrelas, com a explicação guiada ao vivo pelo professor.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
GDF planeja 15 novos trens de metrô com investimento de R$ 900 milhões
GDF planeja 15 novos trens de metrô com investimento de R$ 900 milhões
Projeto Aprova DF segue com aulões gratuitos para preparação de concursos
Projeto Aprova DF segue com aulões gratuitos para preparação de concursos
Segurança pública do DF assina acordo com a PF para combate a crimes cibernéticos
Segurança pública do DF assina acordo com a PF para combate a crimes cibernéticos
Estrada rural da via Transcapão, no Itapoã, recebe serviços preventivos antes das chuvas
Estrada rural da via Transcapão, no Itapoã, recebe serviços preventivos antes das chuvas
Jogo entre São Paulo e Corinthians no Mané Garrincha terá regras de segurança
Jogo entre São Paulo e Corinthians no Mané Garrincha terá regras de segurança
Transporte coletivo do DF será reforçado com 90 novos ônibus
Transporte coletivo do DF será reforçado com 90 novos ônibus
Agências do trabalhador oferecem 1
Agências do trabalhador oferecem 1.015 vagas de emprego nesta sexta-feira (27)
Empreendedores se reúnem para tirar dúvidas sobre o Cartão Gás
Empreendedores se reúnem para tirar dúvidas sobre o Cartão Gás
Veículos e sucatas que serão leiloados podem ser examinados até esta sexta (27)
Veículos e sucatas que serão leiloados podem ser examinados até esta sexta (27)
Readequação de retornos beneficiará 60 mil motoristas na BR-060
Readequação de retornos beneficiará 60 mil motoristas na BR-060
GDF retira mais de 55 mil toneladas de resíduos em 3,5 mil km da rede de drenagem
GDF retira mais de 55 mil toneladas de resíduos em 3,5 mil km da rede de drenagem
Primeiro Concurso Distrital de Queijos Artesanais ocorre neste sábado (28)
Primeiro Concurso Distrital de Queijos Artesanais ocorre neste sábado (28)

China testa míssil balístico intercontinental no Pacífico

O teste, anunciado pelo Ministério da Defesa, acontece em um contexto de rivalidade com os Estados Unidos no Oceano Pacífico A China testou um míssil balístico intercontinental equipado com uma ‘ogiva fictícia’ nesta quarta-feira (25/9) no Oceano Pacífico, um exercício incomum que aponta a modernização do programa nuclear do país

Leia mais...

Análise: Lula fala sobre quase tudo, menos sobre a Venezuela

“Também não foi o melhor momento para Lula falar sobre sustentabilidade, por causa da crise climática no Brasil, tomado por incêndios florestais e muita fumaça nas cidades”, observa o jornalista O presidente Luiz Inácio Lula, ontem, na abertura na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu a reforma

Leia mais...

Justiça revoga pedido de prisão do cantor Gusttavo Lima

Cantor é investigado em operação que combate crimes de lavagem de dinheiro em bets A Justiça de Pernambuco decidiu revogar a prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima. A decisão foi tomada pelo desembargador da 4ª Câmara Criminal do Recife, Eduardo Guilliod Maranhão, nesta terça-feira(24/9). Na decisão, também foi revogada a

Leia mais...

Seca extrema atingiu 42 territórios indígenas, divulga Coiab

Relatório mostra que mais de 3 mil domicílios indígenas sofrem com as mudanças climáticas Durante a Semana do Clima em Nova York, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgou o relatório Amazônia à Beira do Colapso, com detalhes sobre episódios de secas extremas que atingem comunidades indígenas

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.