11/11/2025

Plano dos EUA para Gaza prevê deslocamento de toda a população

O território seria administrado por dez anos pelo chamado Fundo para a Reconstrução, Aceleração e Transformação Econômica de Gaza - (crédito: Eyad BABA/AFP)

Aqueles que concordarem em sair receberão US$ 5.000, além de quatro anos de auxílio-aluguel e um ano de alimentos

O plano do governo americano para o pós-guerra na Faixa de Gaza prevê o deslocamento de toda a população do território palestino, que ficaria sob o controle dos Estados Unidos por dez anos, a fim de torná-lo um polo turístico e tecnológico, publicou neste domingo o Washington Post.

O plano de 38 páginas, ao qual o jornal americano teve acesso, prevê a mudança voluntária dos aproximadamente 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza para outros países ou áreas seguras dentro do território, enquanto durar a reconstrução. Aqueles que concordarem em sair receberão US$ 5.000, além de quatro anos de auxílio-aluguel e um ano de alimentos.

Donos de terras receberão “tokens digitais” para financiar uma nova vida em outro lugar, ou para serem trocados por um apartamento em uma das seis ou oito novas “cidades inteligentes impulsionadas por inteligência artificial” que serão construídas na Faixa de Gaza.

O território seria administrado por dez anos pelo chamado Fundo para a Reconstrução, Aceleração e Transformação Econômica de Gaza (GREAT Trust), antes de ele dar lugar a uma “entidade palestina reformada e desradicalizada”.

Segundo o Washington Post, o projeto foi desenvolvido por israelenses que estão por trás da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), organização privada apoiada por Israel e Estados Unidos, criada para distribuir ajuda alimentar, e que é alvo de críticas.

O Departamento de Estado americano não respondeu ao contato feito pela AFP.

Trump lançou em fevereiro a ideia de os Estados Unidos assumirem o controle da Faixa de Gaza, para transformá-la na “Riviera do Oriente Médio” após a saída dos seus habitantes, que poderiam ser deslocados para o Egito e a Jordânia.

Aplaudido pela extrema direita israelense, o plano foi rejeitado pelos países árabes e pela maioria dos países ocidentais, e a ONU alertou para uma “limpeza étnica” na Faixa de Gaza.

Tribuna Livre, com informações da Companhia da Agence France Presse

Leia também
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
Destaque-HBO-Max-Lancamentos-da-semana-10-a-16-de-novembro-de-2025
Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.