Polícia de SP prende 12 jovens por plano de ataque na Paulista

Polícia do Rio diz ter impedido ataque com explosivos no centro da cidade
Polícia do Rio diz ter impedido ataque com explosivos no – Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 12 pessoas, com idades entre 15 e 30 anos, acusadas de planejar um atentado com explosivos caseiros e coquetéis molotov na Avenida Paulista. A ação estava programada para esta segunda-feira (2), mas foi frustrada por uma operação de inteligência policial.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo fazia parte de uma rede nacional com mais de 7 mil membros, monitorada por semanas nas redes sociais. Os envolvidos compartilhavam vídeos e instruções sobre a fabricação e uso de artefatos explosivos improvisados, além de possuir uma estrutura de comando.

O Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da polícia, com apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), conduziu a investigação. Um dos detidos foi encontrado com simulacros de armas de fogo. A rede se concentra nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 600 integrantes apenas na capital paulista.

“Conseguimos impedir um possível ataque que aconteceria nesta segunda. A ‘manifestação’ era uma forma de tumulto, sem pauta nenhuma, e conseguimos, com o trabalho de inteligência, impedir”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, em entrevista coletiva.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress