Polícia do RJ faz operação contra 40 suspeitos de tráfico ligados ao Comando Vermelho

Polícia do RJ faz operação contra 40 suspeitos de tráfico ligados ao Comando Vermelho
Polícia do RJ faz operação contra 40 suspeitos de tráfico – Reprodução

Uma operação cumpre 40 mandados de prisão contra suspeitos de integrar o Comando Vermelho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em mais uma etapa da Operação Contenção, na manhã desta quarta (4).

A ação, que busca suspeitos de tráfico, tem como objetivo frear a expansão territorial da facção, de acordo com a polícia. Até as 9h, 13 pessoas haviam sido presas.

Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 33 de busca e apreensão, principalmente na comunidade Vai Quem Quer.

Segundo investigação da Polícia Civil com apoio de promotores do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado, a comunidade é controlada por Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato. Embora ele esteja detido em um presídio federal, indícios apontam que ele continua comandando o tráfico de drogas na região. A reportagem não localizou sua defesa.

Parte dos alvos desta fase da operação é suspeita de participação na tentativa de resgate de Rato, ocorrida há cerca de um ano, quando a 60ª DP (Campos Elíseos) foi atacada a tiros.

As investigações também identificaram a existência de uma “caixinha” centralizada da facção criminosa.

De acordo com a polícia, o fundo era abastecido por lideranças locais e utilizado para sustentar familiares de integrantes presos, além de financiar a compra e a comercialização de armas e drogas.

Rato foi preso em fevereiro de 2025. Na mesma noite, criminosos armados atacaram a 60ª DP na tentativa de libertá-lo, deixando dois policiais feridos. Pelo menos dez suspeitos cercaram a delegacia e dispararam diversas vezes, causando danos significativos à entrada do prédio, que precisou ser interditado e só foi reaberto um mês depois.

No momento do ataque, Rato e outro detento já haviam sido transferidos da unidade. A ação criminosa desencadeou uma série de operações policiais na região, que resultaram em prisões e mortes de traficantes apontados como envolvidos direta ou indiretamente na tentativa de resgate.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress