19/11/2025

Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção

Deputados comemoraram a aprovação do PL Antifacção na Câmara, na noite de 3ª feira (18.nov.2025).

Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro e deputados como Mario Frias e Nikolas Ferreira elogiaram votação nas redes sociais

Governadores e congressistas de direita usaram as redes sociais na noite de 3ª feira (18.nov.2025) para comemorar a aprovação do PL (Projeto de Lei) Antifacção na Câmara dos Deputados. Aprovado por 370 votos a favor e 110 contra, o projeto endurece as penas contra organizações criminosas e cria o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado.

O aval dos deputados ao projeto é uma vitória do presidente da Câmara, Hugo Motta (RepublicanosPB), e do relator, Guilherme Derrite (PP-SP). Derrite comandava a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e deixou o cargo para voltar à Câmara e relatar o texto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), celebrou no X o resultado da votação: “É um passo decisivo para asfixiar o crime organizado. Acabou a impunidade. Em São Paulo e no Brasil, o recado é claro: Lugar de Bandido é na cadeia”

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que “o projeto avançou rapidamente desde que a operação Contenção colocou a segurança pública como pauta prioritária”. A operação citada por Castro foi deflagrada em 28 de outubro nos Complexos do Alemão e da Penha. Deixou 121 mortos –a mais letal da história.

“Estive no Colégio de Líderes defendendo pontos importantes para o avanço da proposta e acompanhei de Brasília a votação. O texto endurece penas, cria novos crimes, reforça o poder de investigação e estabelece regras mais rígidas para líderes de facções”, afirmou.

O líder do PL na Câmara e deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ) disse que o texto aprovado “não é enfeite, nem formalidade. É ruptura. É enfrentamento real. É o fim da era da permissividade criada pela esquerda”.

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) listou algumas medidas do texto aprovado, como “regime em presídios de segurança máxima”, “fim de benefícios como indulto e progressão fácil de regime” e “equiparação penal aos crimes de impacto semelhante ao terrorismo”.

O congressista disse: “Nosso objetivo é claro e oposto ao da esquerda: queremos proteger cada vez mais o cidadão e combater duramente o crime organizado”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) felicitou Derrite, declarou que o país deu “um passo decisivo contra facções criminosas” e criticou o texto original enviado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O governo Lula mandou à Câmara um projeto fraco, cheio de brechas e benefícios para facções, quase um convite para que o Estado continuasse de joelhos. Mas hoje o Congresso fez o que o país esperava: fechou portas, endureceu penas e construiu um verdadeiro Marco Legal de enfrentamento às facções. Resultado: aprovamos um texto firme, responsável e à altura da violência que o Brasil enfrenta. Enquanto isso, PT, Psol e a esquerda votaram contra. Mais uma vez, ficaram do lado errado da história”, disse Nikolas.

TARCÍSIO

Derrite agradeceu a Freitas pela “oportunidade” de se licenciar do cargo para assumir a relatoria do projeto. “Agradeço muito a oportunidade de poder trabalhar ao longo desses 3 anos com um gestor idealista, competente, inteligente, da qualidade do governador Tarcísio de Freitas”, afirmou.

O relator disse que “em momento algum” o governador teria interferido no relatório e elogiou Tarcísio por dar “prioridade” à pauta da segurança pública: “Para ele não é só prioridade eleitoral, é uma prioridade real de entregar para a população brasileira”.

O deputado declarou que só se tornou secretário porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria “confiado” a Tarcísio a liderança do Ministério da Infraestrutura. Eleito, o governador de São Paulo confiou a ele a “missão de conduzir a maior pasta da Secretaria de Segurança Pública do país”.

“Hoje só existe [um secretário] porque lá atrás um presidente chamado Jair Messias Bolsonaro confiou a missão do Ministério da Infraestrutura a um jovem, técnico e preparado ministro Tarcísio de Freitas”, declarou.

Tribuna Livre, com informações das redes sociais.

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

Jeff bezos entra no mundo da ia com startup de us$ 6,2 bilhões

Jeff Bezos, fundador da Amazon, está se preparando para um retorno formal ao mundo dos negócios como codiretor executivo de uma nova startup focada em inteligência artificial. A empresa, denominada Project Prometheus, mira no desenvolvimento de IA para engenharia e fabricação em setores como computação, indústria automotiva e aeroespacial. O

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.