Por que o Man Utd está demorando na decisão do técnico

Por que o Man Utd está demorando na decisão do técnico
Por que o Man Utd está demorando na decisão do – Reprodução

Michael Carrick teve um início impressionante em sua segunda passagem como técnico do Manchester United.

Três jogos, três vitórias, com Pep Guardiola, Mikel Arteta e Marco Silva como dirigentes derrotados. Um lugar entre os quatro primeiros – o suficiente para garantir o retorno à Liga dos Campeões na próxima temporada – acena, apenas um mês depois de muitos temerem uma segunda campanha consecutiva sem futebol europeu.

Anúncio

Não é de admirar que alguns observadores já pensem que o United deveria dar o cargo a Carrick permanentemente.

A maioria ainda alerta contra – por enquanto.

Os próprios United estão em silêncio.

Quando demitiram Ruben Amorim, em 5 de janeiro, os dirigentes do clube prometeram realizar um “processo adequado” durante o qual avaliariam todos os candidatos adequados. Falando para pessoas que entendem a situação, isso não mudou.

Existem algumas razões muito válidas pelas quais pode demorar um pouco até que o United anuncie sua decisão.

O exemplo de Solskjaer

Quando o United demitiu José Mourinho em dezembro de 2018, Ole Gunnar Solskjaer ficou com o cargo até o final da temporada.

Anúncio

Esperava-se que a positividade geral da lenda do clube pudesse levantar o ânimo.

Os resultados foram espetaculares. O United venceu os primeiros oito jogos do mandato de Solskjaer, incluindo uma partida da Premier League contra o Tottenham e uma eliminatória da FA Cup contra o Arsenal.

A única derrota em seus primeiros 17 jogos foi em casa para o Paris St-Germain na Liga dos Campeões – um resultado que o United anulou três semanas depois, quando um pênalti de Marcus Rashford completou uma vitória que está ao lado de qualquer outra na ilustre história do clube.

Três semanas depois, Solskjaer assinou um contrato de três anos.

A essa altura, o cansaço que muitos ao redor do norueguês sentiam que afetaria seus jogadores – dado o trabalho extra que lhes era exigido – havia surgido.

Anúncio

O United venceu duas e perdeu oito dos últimos 12 jogos.

Essa perda de forma alimenta o argumento de que o United cometeu um erro ao agir muito cedo e que Solskjaer não teria conseguido o emprego se tivesse esperado até o verão.

Um homem diferente – Sir Jim Ratcliffe – dirige as operações de futebol atualmente, mas esse exemplo histórico por si só sugere que é melhor o United esperar.

O enigma da Copa do Mundo

A outra razão importante para adiar uma decisão é porque vários candidatos potenciais que estão atualmente em empregos ficarão disponíveis.

Só na Premier League isso inclui Oliver Glasner, que já disse que deixará o Crystal Palace, Andoni Iraola do Bournemouth e Silva do Fulham.

Anúncio

No entanto, Glasner é um exemplo de como os resultados a curto prazo podem afectar o pensamento a longo prazo.

Vencedor da Liga Europa no Eintracht Frankfurt, ele conquistou o primeiro troféu da história do Palace ao vencer o Manchester City na final da Copa da Inglaterra da temporada passada. Eles também ganharam o Community Shield contra o Liverpool.

Mas as coisas se desenrolaram nesta temporada.

Glasner deixou jogadores importantes de fora do último jogo da Conference League do Palace em dezembro. Um empate em casa com o KuPS da Finlândia significou que o Palace perdeu a entrada direta nas oitavas de final e deve enfrentar o time bósnio do Zrinjski na repescagem no final deste mês.

O jogo do KuPS estava no início de uma série de 12 jogos sem vitória.

Anúncio

As oito derrotas nessa sequência incluem uma embaraçosa derrota na FA Cup para o Macclesfield, da Liga Nacional Norte. O Palace está em 15º lugar na Premier League – nove pontos acima do terceiro colocado West Ham – e não é certo que Glasner consiga terminar a temporada.

Depois, há os gestores internacionais.

O técnico da Inglaterra, Thomas Tuchel, conversou com o United antes e depois da final da FA Cup de 2024, enquanto o clube deliberava sobre o futuro de Erik ten Hag. O United também está há muito ligado a Mauricio Pochettino, responsável pela seleção dos Estados Unidos.

Essa dupla, além de Carlo Ancelotti (Brasil) e Julian Nagelsmann (Alemanha), são outros treinadores conceituados que provavelmente estarão no radar do United.

Anúncio

Mas contratar um chefe de seleção nacional para um grande torneio é repleto de problemas.

Em 1990, o técnico da Inglaterra, Bobby Robson, foi chamado de “traidor” por alguns por ter acertado um contrato pós-torneio com o PSV Eindhoven, apesar de ter sido criticado nos dois anos anteriores.

Julen Lopetegui foi demitido pela Espanha dois dias antes do início da Copa do Mundo de 2018, depois que o Real Madrid confirmou que se juntaria a eles após o torneio.

Falando a uma fonte com conhecimento de primeira mão sobre a nomeação de dirigentes e treinadores a nível de clubes e internacionais, ficou claro que não é aconselhável assinar um contrato com jogadores como Tuchel antes do torneio.

Anúncio

“Mesmo que haja conversas privadas entre representantes de clubes seniores e um técnico de um grande país, não há como isso se tornar um acordo formal antes da Copa do Mundo”, disseram.

“Se fosse divulgado, seria um balão na cara de qualquer treinador. Seria extremamente desestabilizador. Simplesmente não vale a pena.

“Você pode ter reuniões discretas – elas acontecem o tempo todo no futebol – mas seria muito mais benéfico fazer o trabalho de base.

“De qualquer forma, existem alguns problemas. Se eles concordassem em particular com alguém no final de abril, o que aconteceria se Michael Carrick tivesse um final de temporada fantástico? Dependendo de como foi a Copa do Mundo – boa ou ruim – você deve pensar no impacto que isso pode ter na reputação.”

Anúncio

“O Manchester United tem que deixar respirar um pouco.”

Incerteza não é problema para Carrick

O contra-argumento é que os jogadores querem clareza.

O zagueiro Harry Maguire ficará sem contrato neste verão, e o United tem metas a perseguir, com os meio-campistas Elliott Anderson, Adam Wharton e Carlos Baleba no topo de sua lista.

Não parece absurdo que esses jogadores perguntem quem seria seu técnico.

A incerteza não ajudou Ralf Rangnick, que presidiu uma campanha de 2021-22 que se desenrolou de forma espetacular – vencendo apenas cinco dos últimos 19 jogos, incluindo uma derrota na FA Cup em casa para o Middlesbrough, time do campeonato.

Anúncio

Carrick não vê a mesma situação se desenrolando sob seu comando.

“Não tenho preocupações”, disse ele. “Os rapazes têm sido melhores do que você pode imaginar.

“Estamos todos conscientes da situação maior e do que pode acontecer, mas como jogador, você se concentra no que está à sua frente e tenta alcançar o que pode.”

O United claramente quer tomar a decisão certa, mas à medida que aumentam as exigências sobre os gestores, o tempo que lhes é concedido para ter sucesso é reduzido.

Mesmo que Carrick saísse no final da temporada, seus 17 jogos no comando não chegariam sequer aos oito primeiros reinados mais curtos em um clube da Premier League – e superariam Ange Postecoglou, que durou apenas cinco jogos e 39 dias no Nottingham Forest nesta temporada.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress