07/09/2024

Postos em Goiás poderão fazer “compensação ambiental”

Parceria entre sindicato, Amma e UFG desenvolve ação para neutralizar emissão de carbono

Os postos de combustíveis em Goiás poderão fazer compensar danos ambientais por meio de uma união de esforças. Trata-se de uma parceria entre o Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e o Projeto Virada Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o Sindiposto, a ação visa uma espécie de reparação para amenizar os impactos ambientais inerentes à atividade desenvolvida pelo segmento. Por isso, foi firmado um termo de cooperação entre as entidades para amenizar as emissões de carbono na última quarta-feira (30), em evento na sede do Sindicato.

Sobre a proposta, cada revendedor vai poder adquirir uma “cota” junto ao Projeto Virada Ambiental, coordenado pelo professor Emiliano Godoi, titular da UFG e fundador do projeto. Isso significa que mudas serão adquiridas junto à própria universidade e plantadas em área de bacias hidrográficas de abastecimento público.

O professor disse, durante a assinatura do acordo, que a queima de combustíveis fósseis em todo mundo é a principal causa das emissões de dióxido de carbono (CO2). Ele argumentou que o produto revendido nos postos possuem, portanto, um imenso potencial poluidor. Ele exemplifica e pontua que um litro de gasolina emite 2,3 kg de CO2. Já um litro de diesel ou óleo combustível emite 2,6 kg de CO2, enquanto o litro de álcool 1,7 kg de CO2.

Presidente do Sindiposto, Márcio Andrade ressaltou que a entidade goiana será a primeira do segmento no Brasil a desenvolver esse tipo de atividade de compensação. “A gente tem consciência do impacto da nossa atividade e, agora, temos, enfim, uma forma de compensar isso de alguma forma”, emendou.

A avaliação é que com a quantia mínima de 500 mudas nativas por ano, o posto de combustível neutraliza a emissão de 81.570 kg CO2. A parceria também vai garantir o certificado da Virada Ambiental (UFG), comprovando a participação na atividade. Além disso, o estabelecimento ainda ganhará pontos para a obtenção do Selo de Sustentabilidade da Amma, o qual poderá gerar, entre outros benefícios, a prorrogação da licença ambiental junto ao município.

(Foto: Paulo José – Amma) – Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
G1
Motorista de carreta morre em acidente de trânsito na BR-050, em Catalão
GOE3
Detran multou mais de 1 milhão de motoristas em Goiânia durante 2023
GOE2
Confronto deixa 2 PMs baleados e 3 suspeitos de homicídio mortos em Corumbaíba
GOE1
Preços do hortifruti variam até 759% em Goiânia, aponta Procon
GO1
Paciente internado à força morre a caminho de clínica de reabilitação, em Caldas Novas
GO 3
TSE decide a favor do PRTB e vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes devem voltar à Câmara de Goiânia
GO 2
Polícia prende cuidadora que maltratava idosa e filha com necessidades especiais
GO 1
Vilmar Rocha estimula candidatura de Ademir Menezes pelo PSD em Aparecida: “Nome natural”

GDF terá ponto facultativo na sexta-feira (6)

Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal nesta terça-feira (3) O governador Ibaneis Rocha determinou que a sexta-feira (6), véspera do feriado de 7 de Setembro, será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A medida foi publicada em

Leia mais...

Por que os EUA apreenderam um avião oficial usado por Maduro?

Autoridades dos Estados Unidos confiscaram um avião utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; a aeronave, que se encontrava na República Dominicana, foi levada para o sul da Flórida Autoridades dos Estados Unidos confiscaram um avião utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A aeronave, que se encontrava na República

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.