07/09/2024

Postos em Goiás poderão fazer “compensação ambiental”

Parceria entre sindicato, Amma e UFG desenvolve ação para neutralizar emissão de carbono

Os postos de combustíveis em Goiás poderão fazer compensar danos ambientais por meio de uma união de esforças. Trata-se de uma parceria entre o Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e o Projeto Virada Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o Sindiposto, a ação visa uma espécie de reparação para amenizar os impactos ambientais inerentes à atividade desenvolvida pelo segmento. Por isso, foi firmado um termo de cooperação entre as entidades para amenizar as emissões de carbono na última quarta-feira (30), em evento na sede do Sindicato.

Sobre a proposta, cada revendedor vai poder adquirir uma “cota” junto ao Projeto Virada Ambiental, coordenado pelo professor Emiliano Godoi, titular da UFG e fundador do projeto. Isso significa que mudas serão adquiridas junto à própria universidade e plantadas em área de bacias hidrográficas de abastecimento público.

O professor disse, durante a assinatura do acordo, que a queima de combustíveis fósseis em todo mundo é a principal causa das emissões de dióxido de carbono (CO2). Ele argumentou que o produto revendido nos postos possuem, portanto, um imenso potencial poluidor. Ele exemplifica e pontua que um litro de gasolina emite 2,3 kg de CO2. Já um litro de diesel ou óleo combustível emite 2,6 kg de CO2, enquanto o litro de álcool 1,7 kg de CO2.

Presidente do Sindiposto, Márcio Andrade ressaltou que a entidade goiana será a primeira do segmento no Brasil a desenvolver esse tipo de atividade de compensação. “A gente tem consciência do impacto da nossa atividade e, agora, temos, enfim, uma forma de compensar isso de alguma forma”, emendou.

A avaliação é que com a quantia mínima de 500 mudas nativas por ano, o posto de combustível neutraliza a emissão de 81.570 kg CO2. A parceria também vai garantir o certificado da Virada Ambiental (UFG), comprovando a participação na atividade. Além disso, o estabelecimento ainda ganhará pontos para a obtenção do Selo de Sustentabilidade da Amma, o qual poderá gerar, entre outros benefícios, a prorrogação da licença ambiental junto ao município.

(Foto: Paulo José – Amma) – Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
G1
Motorista de carreta morre em acidente de trânsito na BR-050, em Catalão
GOE3
Detran multou mais de 1 milhão de motoristas em Goiânia durante 2023
GOE2
Confronto deixa 2 PMs baleados e 3 suspeitos de homicídio mortos em Corumbaíba
GOE1
Preços do hortifruti variam até 759% em Goiânia, aponta Procon
GO1
Paciente internado à força morre a caminho de clínica de reabilitação, em Caldas Novas
GO 3
TSE decide a favor do PRTB e vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes devem voltar à Câmara de Goiânia
GO 2
Polícia prende cuidadora que maltratava idosa e filha com necessidades especiais
GO 1
Vilmar Rocha estimula candidatura de Ademir Menezes pelo PSD em Aparecida: “Nome natural”

Novo protocola ação contra decisão de Moraes por bloqueio do X

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o bloqueio da rede social X na sexta-feira (30/8) O partido Novo protocolou, nesta segunda-feira (2/8), uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) com pedido liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou

Leia mais...

Biblioteca da Fepecs passa a funcionar em novo horário

A partir desta segunda-feira (2), o local fica aberto até as 20h, sempre de segunda a sexta O mês de setembro começa com uma novidade para os usuários da Biblioteca Central (BCE) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A partir desta segunda-feira (2), o local

Leia mais...

Equatorial Goiás leva plataforma educacional para Luziânia 

Evento começa nesta terça-feira (3) e contará com a Nave Educacional  A Equatorial Goiás leva nesta semana para Luziânia sua plataforma educacional, o E+ Educação. O evento começa nesta terça (3) e vai até quinta-feira (5) com palestras, capacitações de professores e atividades interativas na Nave Educacional Equatorial.  A distribuidora

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.