21/11/2025

Praça dos Três Poderes segue cercada após ordem de Moraes

Foto: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Local havia sido interditado na madrugada de sábado, após ordem do ministro do STF, que proibiu novos acampamentos

A Praça dos Três Poderes foi reaberta para visitação pública neste domingo, 27, mas segue cercada por grades e com restrições de acesso. Visitantes que carregam mochilas são submetidos a revista logo na entrada, segundo a Polícia Militar.

Como mostramos, o local havia sido interditado na madrugada de sábado, após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu novos acampamentos.

A Praça dos Três Poderes foi reaberta para visitação pública neste domingo, 27, mas segue cercada por grades e com restrições de acesso. Visitantes que carregam mochilas são submetidos a revista logo na entrada, segundo a Polícia Militar.

Como mostramos, o local havia sido interditado na madrugada de sábado, após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu novos acampamentos.

A decisão foi tomada depois que deputados bolsonaristas, liderados por Hélio Lopes (PL-RJ), montaram uma manifestação diante da corte em protesto contra as medidas judiciais impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Turistas que estiveram na praça durante o fim de semana reclamaram do bloqueio. A entrada nos prédios vizinhos, como o Congresso Nacional, continuava liberada.

Novo 8/1

Na decisão de sexta-feira, Moraes afirmou que o bloqueio da praça visa evitar novos ataques como os registrados em 8 de janeiro de 2023, quando prédios dos Três Poderes foram depredados.

Para o ministro, “a praça é área de segurança e não será permitido que apoiadores de diversos réus […] organizem novos acampamentos ilegais para coagir os ministros de nossa Suprema Corte, na tentativa de obstrução à Justiça”.

Ainda segundo Moraes, o Estado democrático de Direito não pode ser colocado em negociação.

“Não é razoável a repetição do lamentável erro anterior de permitir a organização de criminosos acampamentos golpistas”, escreveu.

O ministro também responsabilizou autoridades pela omissão em 8 de janeiro e comparou a tolerância com os acampamentos a uma política fracassada de apaziguamento.

“Foi uma repetição da ignóbil política de apaziguamento, cujo fracasso foi amplamente demonstrado na tentativa de acordo do então primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain com o nazismo de Adolf Hitler.”

A intimação para retirada dos parlamentares foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República e acatada por Moraes, que determinou ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a remoção imediata dos manifestantes. O próprio governador compareceu ao local para garantir o cumprimento da ordem.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft

Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção

Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro e deputados como Mario Frias e Nikolas Ferreira elogiaram votação nas redes sociais Governadores e congressistas de direita usaram as redes sociais na noite de 3ª feira (18.nov.2025) para comemorar a aprovação do PL (Projeto de Lei) Antifacção na Câmara dos Deputados. Aprovado por 370

Leia mais...

Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informa a suspensão do expediente nos dias 20 e 21 de novembro. A medida se deve ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, e ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira seguinte, conforme estabelecido na Portaria nº

Leia mais...

Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de posse de 101 novos servidores. Os nomeados foram aprovados no último concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Tribunal, cujo edital foi divulgado

Leia mais...

Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um diretor do Banco Master. A ação faz parte de um desdobramento de investigações que levaram à prisão de quatro diretores da instituição financeira, além do seu proprietário, Daniel Vorcaro. Os

Leia mais...

Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global

Uma falha generalizada nos serviços da Cloudflare, ocorrida na manhã da última terça-feira (18), provocou a interrupção de milhares de plataformas online, reabrindo o debate sobre a vulnerabilidade da internet devido à concentração de sua infraestrutura. A Cloudflare desempenha um papel fundamental na web moderna, atuando tanto na aceleração do

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.