O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius, e o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, estão na China com uma missão estratégica: atrair mais de R$ 1 bilhão em investimentos para a região.
As agendas internacionais acontecem na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong, onde a comitiva brasileira será recebida com um jantar de boas-vindas promovido pelo ITEC (Canal Expresso Brasil-China). O encontro marca o início de negociações que podem transformar a economia da região e principalmente de Valparaíso.
O Potencial de Valparaíso para investimentos
Valparaíso é vista como uma das cidades mais promissoras para investimento estrangeiro, principalmente pela sua localização estratégica próxima a Brasília.
O município tem buscado se consolidar como um polo tecnológico e moderno, capaz de atrair empresas nacionais e internacionais dispostas a investir em áreas como data centers, tecnologia, mobilidade urbana e saúde digital.
Com esses recursos, espera-se a criação de milhares de empregos diretos e indiretos, sobretudo para jovens da região. Além disso, os novos investimentos devem impulsionar melhorias em setores fundamentais como educação, saúde e segurança pública, consolidando a cidade como referência em inovação urbana.
Inspiração em outros casos de sucesso
A iniciativa de Marcus Vinicius acompanha um movimento crescente de interesse de empresas chinesas no Brasil. Grupos como a Huawei (tecnologia), a BYD (energia e mobilidade elétrica) e a China Communications Construction Company (infraestrutura) já anunciaram ou consolidaram grandes investimentos em território brasileiro.
Cidades como Campinas (SP), que recebeu investimentos no setor de pesquisa tecnológica, e Salvador (BA), onde a BYD instalou uma fábrica de veículos elétricos, são exemplos concretos do impacto positivo da presença de empresas chinesas na geração de empregos e modernização da economia local.
Perspectivas para Valparaíso
Segundo o prefeito Marcus Vinicius, a viagem simboliza um divisor de águas para o município:

“Queremos transformar Valparaíso em uma cidade inteligente, com tecnologia a serviço da população — mais segurança, mobilidade eficiente e gestão pública moderna. Na saúde, a inteligência artificial poderá reduzir filas e salvar vidas, enquanto na educação trará novas ferramentas de ensino”, afirmou.
Combinados ao atual ciclo de obras e modernização dos equipamentos públicos, podem consolidar Valparaíso de Goiás como um polo inovador do Entorno do Distrito Federal.
Distrito Federal.
Tribuna Livre, com informações da Ascom da prefeitura de Valparaiso de Goiás