08/12/2025

Presidente da Rússia declara que a ideia de um ataque é ‘disparate’, mas diz que jatos militares serão alvos legítimos em qualquer território.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin - (Kirill IODAS / POOL/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou não ter planos para atacar nenhum membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) durante um evento com a força aérea russa na quarta-feira 27. Mas ele declarou que, caso nações ocidentais forneçam caças F-16 à Ucrânia, os aviões serão abatidos.

Dirigindo-se a pilotos da força aérea, Putin acusou a aliança militar liderada pelos Estados Unidos de se expandir propositalmente para o leste, em direção à Rússia, desde a queda da União Soviética, em 1991. Segundo a agência de notícias Reuters, o Kremlin, que acusa Washington de estar na guerra contra Moscou só pelo fato de apoiar a Kiev com dinheiro, armas e informações inteligência, afirma que as relações com os Estados Unidos nunca foram piores. O presidente russo garantiu, porém, que não por isso atacará a Otan.

“Não temos intenções agressivas em relação a estes Estados”, disse Putin, de acordo com uma transcrição divulgada pelo Kremlin nesta quinta-feira. “A ideia de que atacaremos outro país – a Polônia, os Estados Bálticos e os checos também estão assustados – é um completo disparate. É apenas bobagem”, completou.

Caças F-16

Questionado sobre os jatos militares que o Ocidente prometeu enviar a Kiev, Putin disse que as aeronaves não mudariam a situação no campo de batalha. “Destruiremos as aeronaves assim como destruímos hoje tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo vários lançadores de foguetes”, disse ele, acrescentando que o F-16 também poderia transportar armas nucleares.

Ele acrescentou que, no caso dos F-16 usados pela Ucrânia pousarem ou partirem de aeródromos estrangeiros, aí sim poderia lançar ataques.

“É claro que, se (os jatos) forem usados a partir de aeródromos de países terceiros, vão tornar-se para nós alvos legítimos, onde quer que estejam localizados”, disse Putin.

No início de quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, de que os primeiros aviões deveriam chegar à Ucrânia nos próximos meses. Bélgica, Dinamarca, Noruega e Holanda estão entre os países que se comprometeram a doar F-16 a Kiev, enquanto uma coligação de países prometeu treinar pilotos ucranianos.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.